Pages

Ads 468x60px

.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Sorriso perfeito


NOVIDADES E TÉCNICAS PARA MANTER DENTES BONITOS E SAUDÁVEIS!

O modo como encaramos a vida pode afetar diretamente em nosso sorriso. Você sabia disso? A partir de uma avaliação rotineira, o dentista pode conhecer a fundo seu paciente, identificando inclusive seu estilo de vida: a higienização deficiente é um forte indicativo de que o indivíduo não dispensa a atenção necessária ao seu próprio bem-estar; o tabagismo é evidenciado por manchas nos dentes, hálito alterado e predisposição para diversos problemas. "Os fumantes estão na linha de risco para o desenvolvimento de lesões pré-cancerígenas, além da redução da vascularização periférica", enfatiza o implantodontista Aurélio Belas, diretor da Clínica Cir (DF).

O álcool em excesso danifica a estrutura dental, causa desidratação e lesões na boca. Por isso, os provadores de vinhos podem apresentar erosão dental causada pela acidez da uva.


Um trabalho publicado no American Dental Journal, mostrou que músicos também podem ter problemas na boca, pois os instrumentos de sopro, como flauta, saxofone e clarinete, podem provocar desde problemas ortodônticos até traumatismos dentais, incluindo, ainda, herpes labial e irritação da mucosa labial. "Nesses casos, é importantíssimo um acompanhamento regular do dentista, para prevenir lesões na boca e nos dentes.


A higiene do instrumento também deve ser minuciosa e o músico deve evitar emprestar seu equipamento de trabalho para não correr o risco de transmissão de doenças", aconselha a dentista Fernanda Freitas, especialista em Periodontia e Laser (RJ).

Clareie a gengiva


Geralmente, negros e orientais, assim como seus descendentes, possuem gengivas mais escuras do que o normal. Para esses casos, o indicado é o Peeling Gengival, técnica que promove a remoção de manchas na gengiva sem anestesia, dor ou sangramento.


Como é feito:

Com a ajuda de uma ponta diamantada, é provocada uma leve descamação superficial na mucosa gengival, sem cortá-la. "Além da técnica ser menos invasiva e reduzir o tempo cirúrgico, o sangramento praticamente não existe e elimina quase todo o desconforto do pós-operatório", explica o implantodontista Marcelo de Carvalho (SP).

Tempo:


A técnica pode ser feita de 45 minutos a duas horas, dependendo do tipo e quantidade de manchas existentes.

Por dentro das facetas


Elas são muito usadas na Odontologia Estética quando o assunto é deixar os dentes perfeitos em tempo recorde. Essas peças feitas de resina ou porcelana, são indicadas em casos de dentes escurecidos, com má formação ou com muitas obturações na parte de fora. Parecida com uma unha postiça, a faceta deve ser fixada na superfície do dente, envolvendo apenas a parte da frente. Dependendo do material e dos cuidados no dia-a-dia, as facetas podem durar a vida inteira.

Pacientes com fobia incontrolável podem optar pela sedação endovenosa, realizada por um anestesista, e realizar vários tratamentos de uma só vez. A opção é segura desde que o paciente seja monitorado durante todo o procedimento

Futuras mamães: Cuidado redobrado


Devido ao aumento dos níveis de progesterona durante a gestação, muitas mulheres desenvolvem gengivite - e consequentemente podem sofrer com o sangramento da gengiva durante a escovação.


De acordo com uma publicação da American Dental Association, pesquisas mostram que essas inflamações e infecções podem interferir no desenvolvimento da placenta, do feto e também desencadear contrações uterinas e dilatação cervical, conduzindo à prematuridade. Por isso, é essencial tomar cuidado redobrado com a sua saúde bucal durante os nove meses de espera do bebê, ok!

Nenhum comentário:

Postar um comentário