Oito em cada dez pessoas sente dor nas costas e o problema se manifesta já na adolescência. Erros de postura, excesso de peso, fraqueza muscular podem desencadear o distúrbio, além das causas entre as quais traumas, fraturas, hérnias, artrites e tumores.Na maioria das vezes a dor é provocada por maus tratos que impomos a nossa coluna no dia a dia.Seguir as seguintes orientações:
1) Corrigir a postura
Preste atenção na maneira como você fica em pé e como você executa movimentos como abaixar-se para calçar a meia, carregar peso e amamentar o bebê.Para erguer um peso dobre os joelhos para repartir a carga com as pernas porque a coluna não é uma alavanca.
2) Praticar exercício físico
Sedentários tem 15% mais probabilidades de apresentar dor nas costas e um exercício orientado melhora o condicionamento.
3) Controlar o peso
A obesidade prejudica a coluna principalmente ao se concentrar na barriga aumentando a sobrecarga lombar.
4) Parar de fumar
Substâncias tóxicas do cigarro enfraquecem os ossos, articulações e os movimentos dos discos vertebrais.
5) Libertar tensões
Fatores emocionais tem papel importante no surgimento da dor.
6) Investir em segurança
Pisos anti-derrapantes, tapetes fixos ao chão e áreas de circulação livres para evitar acidentes.
7) Analisando ambiente profissiona
Nem sempre as correções ergonômicas são suficentes para reduzir a incidência das dores.Fatores psicossomáticas podem desencadear o problema.
8) Manter-se profissionalmente ativa
A inatividade tende a enfraquecer a musculatura da coluna e pesquisas revelam que pessoas com dores agudas apresentam menos recaídas quando estão em atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário