Pages

Ads 468x60px

.

domingo, 9 de agosto de 2009

Lavar as mãos uma mania necessária


Em parceria, Colgate-Palmolive e entidade mundial de saúde pública (WFPHA) orientam sobre a importância de lavar as mãos para ajudar na prevenção de transmissão de doenças.

No Brasil , 500 mil pessoas já foram atingidas pela ação.

A Colgate-Palmolive - líder no segmento de sabonetes antibacterianos com a marca PROTEX® - se alia à Federação Mundial de Associações de Saúde Pública (sigla em inglês WFPHA - World Federation of Public Health Associations) para orientar e educar a população sobre a importância de lavar as mãos para previnir a transmissão de doenças.

A correta lavagem das mãos (lavar com água e sabonete) é uma das medidas mais importantes na prevenção e disseminação de doenças infecciosas, incluindo o vírus da gripe A – Influenza A H1N1. E, de acordo com a WFPHA, lavar as mãos com água e sabonete é o fator crucial no controle de infecções.

"Neste exato momento, o que as famílias devem fazer é orientar as crianças a lavar as mãos para evitar a propagação de germes entre os seus familiares e amigos", afirma a Dra. Valerie Curtis diretora do Centro de Higiene da London School of Hygiene and Tropical Medicine. “Nunca é cedo ou tarde demais para educar as crianças sobre a correta lavagem das mãos. Ensiná-las como e quando as mãos devem ser cuidadosamente higienizadas contribui para incorporar este hábito na rotina diária”, conclui.

Uma vez que os germes estão inevitavelmente presentes em objetos comuns no dia a dia, o risco de propagação é ainda mais elevado. Por isso as pessoas podem ajudar a combater a sua disseminação lavando as mãos regularmente. Por exemplo, as pessoas devem ter cuidado redobrado após ir ao banheiro, antes de preparar qualquer alimento, após efetuar os cuidados de higiene de uma criança. E com o aumento da conscientização sobre a propagação da gripe do momento, é importante aumentar a sensibilização para a importância de lavar as mãos regularmente.

“A Colgate-Palmolive, por meio da sua marca líder em sabonetes antibacterianos, PROTEX®, tem como compromisso relembrar as mães e toda a população sobre a forma correta de lavar as mãos, sempre usando água morna com sabonete, esfregando as superfícies das mãos em ambos os lados e unhas durante 20 segundos e, em seguida, enxaguar bem e secar com uma toalha limpa”, afirma Adriana Anido, gerente de Marketing Sabonetes da Colgate-Palmolive Brasil.

Um recente estudo aplicado em diversos países concluiu que incentivar a lavagem das mãos nas escolas pode ajudar a reduzir o absentismo escolar em 35%1. Para orientar os alunos, a Colgate-Palmolive promove um amplo trabalho junto às escolas, que atinge milhões de crianças todos os anos, com uma campanha educativa sobre a correta lavagem das mãos e materiais para os professores aplicarem em salas de aula. A companhia também desenvolveu materiais para as crianças levarem para casa para praticar com sua família e fazer da lavagem das mãos um hábito rotineiro.

A Colgate-Palmolive também está engajada por meio de campanhas publicitárias e distribuição de cartazes educativos para expandir o alcance da mensagem. Recentemente, a marca PROTEX® realizou uma ação em todos os países onde está inserida com o slogan “Espere. Dê uma mão à sua saúde. Lave suas mãos com Protex”.

PROTEX® é líder no segmento de sabonetes antibacterianos na América Latina e está presente em 15 mercados. Para obter mais informações sobre a marca e a campanha sobre a correta lavagem das mãos visite o site da Campanha Lave suas Mãos com PROTEX® por meio do link http://www.colgate.com.br/protex.

COLGATE-PALMOLIVE

A Colgate-Palmolive é uma companhia global que atende aos consumidores em mais de 200 países e territórios, por meio da produção e comercialização de produtos de consumo. A companhia é focada em fortes marcas globais em seus negócios - cremes e escovas dentais, sabonetes em barra e líquidos, shampoos e condicionadores, desodorantes, produtos de limpeza, lava roupas e pet food. No Brasil, a empresa comercializa, para segmento de higiene oral, cremes dentais com as marcas COLGATE, SORRISO, Tandy e Prevent; fios dentais COLGATE e SORRISO; escovas dentais COLGATE e SORRISO e enxaguantes bucais COLGATE Plax.

WFPHA

A Federação Mundial de Associações de Saúde Pública é uma entidade internacional, não governamental, multiprofissional e da sociedade civil que reúne profissionais de saúde pública e de interesse ativo na salvaguarda e na promoção da saúde pública por meio de intercâmbios profissionais e colaboração em programa de ações. Fundada em 1967, é a única sociedade profissional mundial, que representa o amplo domínio da saúde pública, sem distinção de disciplinas ou profissões. As federações membros são associações nacionais e regionais de saúde pública, bem como de escolas de saúde pública.

1Bowen et al (2007) Am J Trop Med Hyg 76:1166-1173, Lopez-Qiuntero, Freeman, Neumark: "Hand Washing Among school Children in Bogota, Colombia Am J Public Health. 2008; 99: 94-101, O'Reilly et al (2008) Epidemol Infect 136: 80-91.

DADOS DA INFLUENZA A (H1N1)

Segunda dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 21 de julho, o vírus da Influenza A já provocou mais de 700 mortes ao redor do mundo. O último balanço oficial da organização, divulgado em 6 de julho, indicava 429 mortes causadas pela gripe A (H1N1).

No Brasil, os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em 20 de julho, confirmou 15 casos da gripe que resultaram em mortes no país, sendo que entre 25 de abril e 18 de julho de 2009, 1.566 pessoas tiveram diagnóstico confirmado com o novo vírus.



Um comentário:

  1. gostaria de receber o folheto cobre como laaaavar as maõs corretamente. Acho esta campanha mui
    to importante.okleiman@hotmail.com

    ResponderExcluir