Pages

Ads 468x60px

.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

13 dicas para aprender a pintar os cabelos em casa sem comprometer o visual




Passar a tinta uniformemente é essencial para um bom resultado

Hidratação, produtos com filtro solar, xampu e condicionador especiais deverão fazer parte dos cuidados diários

Pintar os cabelos em casa é permitido, mas é necessário cuidados extras para não estragar tudo. A revista ANA MARIA indica um manual com 13 instruções para você não errar e ficar com as madeixas coloridas lindíssimas.

1) tingir ou não tingir?

Se você fez relaxamento, mudar a cor do cabelo é proibido, pois ele passou por uma grande mudança na estrutura e não pode receber a tintura, pelo menos por dois meses.

2) prova de toque

Para evitar irritações do couro cabeludo, coloque uma gota da coloração e outra do revelador (oxidante) atrás da orelha. Se o local ficar sensível, não use o produto. Procure um dermatologista.

3) escolha de cor

É a parte mais difícil. Olhe na caixa da tintura o quadro de efeitos da cor. Aplique a mistura numa mecha atrás da orelha, onde os cabelos finos aderem à cor com facilidade. Depois de secar, confira o resultado.

4) quantidade

Avalie o comprimento de seus cabelos. Os longos usam de duas a três caixinhas de tintura.

5) preparação

Fique um dia sem lavar o cabelo antes de pintá-lo. A oleosidade natural protege os fios e o couro cabeludo.

6) proteja a pele

A tintura pode escorrer e manchar a pele, principalmente se for escura. Use luvas para proteger as mãos e uma toalha nos ombros. Antes de tingir, proteja a pele (ao redor da cabeça, testa, orelha e nuca) com vaselina, silicone ou creme de barbear.

7) siga instruções à risca

Cada fabricante traz na embalagem orientações que garantem o resultado de cor.

8) pintado

Divida o cabelo ao meio e aplique a mistura por toda a raiz. Passe da mesma forma a coloração na parte de trás da cabeça. O bico do aplicador permite que o produto espalhe bem.

9) retoque

Se você for apenas fazer o retoque, cuidado para não ficar com a raiz clara e as pontas escuras. Como o comprimento do cabelo tem pigmentos da coloração anterior, comece a aplicação pelas raízes (virgens), espere o intervalo indicado na embalagem e só depois puxe a tinta para o resto dos fios, em direção às pontas. Então, espere o tempo da segunda pausa. A coloração fica em média de vinte a trinta minutos na raiz e de dez a quinze minutos nas pontas.

10) respeite o tempo de ação

Nos fios virgens, que recebem a coloração pela primeira vez, deve-se aplicar o produto em todo o cabelo e esperar rigorosamente o tempo indicado. Não caia na tentação de deixar a coloração um pouquinho a mais para pegar melhor. Você poderá alterar a cor final, manchar o cabelo, irritar o couro cabeludo e até causar a queda dos fios.

11) não prenda o cabelo

Não enrole, não faça coque, nem use pinças enquanto a coloração estiver agindo. Ela precisa de oxigênio e as áreas abafadas poderão manchar.

12) fuja do calor

Nunca saia ao sol ou coloque uma touca térmica com a coloração na cabeça para não interferir na reação química.

13) enxague

Depois do tempo de ação, é hora de retirar o produto e hidratar os fios. A maioria dos kits possui um produto pós-coloração para firmar a cor.


3 comentários:

  1. Adorei estas dicas,quando for pintar vou seguir a risca.

    ResponderExcluir
  2. tenho muitos cabelos brancos, pois desde os 12.anos meus cabelos começaram a ficar branco porem a concentração é apenas no meio da cabeça, hoje aos 47anos está aparecendo nas laterais proximo a orelha, mas desde os 18anos uso pintura mas evito passar nele todo apenas nas raizes. alem disso fiz escova definitiva e pintei na mesma semana, uso um arsenal de produtos para trata-los.
    quero saber como fazer para que a tinta fixe melhor nos cabelos brancos, li algo a respeito de mordaçagem,me diga como faz tal procedimento.
    obridada.
    Elizabete Jairi
    email. elizabjairi@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Elizabete,
    Uma análise profunda dos seus cabelos com profissionais especializados na Seda Urban Salon, podem esclarecer suas dúvidas a respeito e orientá-la a proceder de forma correta.
    obrigado pela visita!

    ResponderExcluir