Pages

Ads 468x60px

.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Beleza uma percepção agradável aos sentidos



Beleza é uma percepção do que é agradável aos sentidos. Esta percepção depende do contexto e do universo cognitivo do indivíduo que a observa.

Também podemos considerar que beleza é uma unidade dentro da variedade, unidade essa que deve ser harmônica da paz. A utilização original para a palavra era para denominar exatidão, precisão, enventualmente a palavra adquiriu o significado de simetria Beleza é aquilo que vemos e que podemos interpretar de modos diferentes.

É dificil resumir em palavras o que é o “belo”. Mas pode-se afirmar que a beleza é um conjunto de elementos que resultam naquilo que se considera belo. Uma das expressões utilizadas antigamente para definir a beleza feminina: “eram mulheres agradáveis aos olhos” ou “são mulheres formosas à vista”.

A idéia de Beleza Humana é transmitida através da mídia, usando como exemplo os modelos e a maioria dos artistas famosos (ser magro, não ter espinhas, olhos claros, pele bronzeada, etc.). Muitas pessoas, principalmente as adolescentes e mulheres jovens, tentam ter o corpo considerado perfeito e acabam tendo várias doenças.

Temos que parar para analisar o que nos rodeia, temos que parar para saber o que nós temos como padrões e concepções e sempre procurar evoluir, pois se uma pessoa passa a vida toda achando uma única coisa bela e nunca muda de opinião, algo ela tem de errado. Temos que evoluir e mudar – assim alcançaremos um mundo melhor.

Até pouco tempo atrás, homens e mulheres lotavam academias à procura somente de um corpo ideal, músculos fortes e formas perfeitas. Hoje, as pessoas buscam mais saúde e beleza, sim, mas aliadas ao bem-estar e ao prazer de viver bem, aceitando seus limites e valorizando suas potencialidades

7 comentários:

  1. Beleza está ligada ao modismo, aos padrões de época, tudo muda, eu busco o bem estar e a saúde, mas claro sempre se preocupando com a aparência.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Roberto.
    Percebo que os conceitos de beleza, mudam conforme a época ou a moda.
    A beleza interior, a saúde física, mental e espiritual são prioridades que deveríamos manter constantemente.
    Excelente artigo!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá meu querido amigo Roberto!
    Maravilhoso esse seu artigo! E fala de duas coisas que questiono muito: o que valorizamos como beleza e o conceito do belo...
    Você diz muito bem sobre pessoas que lotavam academias em busca apenas de corpos "sarados" e perfeitos, pois vivemos numa era em que se compram mais a embalagem do que o produto em si. A fábrica de beleza ganha milhões de dinheiro em cima da carência de pessoas que precisam ser sustentadas em sua auto afirmação através do corpo. É o escudo delas... É o cartão de visita... É a chave que abre todas as portas. Porém, a falta de cultura e "alimentação" de conteúdo, as tornam pessoas vazias... Pessoas que fazem valer aquele dizer: "Por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento.".
    O conceito de beleza é realmente, como você escreve, tudo aquilo que nos é agradável não apenas aos olhos, mas num todo! Eu conheço muitas pessoas lindas, que conseguem transmitir uma beleza que nasce interiormente e que resplandece ao exterior... Pessoas carismáticas e cativantes, que nos encantam quando falam com amor, paixão e bondade... Ontem mesmo dizia aqui para minha filha que muitas vezes nos apaixonamos por pessoas que fogem do "padrão" de beleza... mas se pensarmos que a beleza externa acaba um dia e a interna aumenta todos os dias através do enriquecimento espiritual, acho que só por isso já justifica a beleza fora de qualquer padrão!
    Adorei mesmo o seu texto! Parabéns!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  4. A questão da beleza é bastante complexa. Eu acredito que ela seja subjetiva, e não objetiva. Portanto, fico com a frase que diz: "A beleza está nos olhos de quem a vê."
    Ótimo post!
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Amigas,
    Obrigado pela visita e comentário!
    comentei no dihitt.
    bjs.

    ResponderExcluir
  6. Olá querido amigo !!

    Maravilhosa a sua postagem e a reflexão que ela nos traz !
    Vivemos cercados desde os primórdios por "modelos" de beleza que mudam com o tempo, portanto não acredito que nenhum deles seja realmente verdadeiro. O que importa realmente é como a pessoa se vê, o que ela faz pela sua saúde física e mental, como cultiva sua auto estima. podemos ver que quem está de bem consigo mesmo, costuma atrair e cativar as pessoas mesmo quando está fora dos padrões determinados pela mídia ou pela sociedade.
    Portanto é sempre válido dar atenção ao crescimento interior e saber se amar do jeito que é ;)
    Um abração e boa semana !!

    ResponderExcluir
  7. Olá Roberto!
    O belo me atrai e,como vi um comentário que falava da beleza,aqui vim. Gostei muito de seu texto.
    O conceito de beleza muda com o tempo, sim, mas parece que sempre fica forte ainda a sensação que o belo nos causa...e é de algo que nos agrada e nos faz sentir bem, ficar em harmonia ou nos remete ao desejo de sentir a harmonia em nós. Para mim, o belo é fundamental.
    E o belo pode estar no toque( meu 1º prof. de massagem era quase cego e me ensinou algo sôbre o belo);pode estar no comportamento de alguém em oposição ao de outro que nos pareça muito grosseiro; pode estar em algo que a visão perceba ou no que o coração sente. Assim é a experiência do belo pra mim e, foi com a beleza das flores em suas infinitas formas, diversidade de cores, de textura e de perfumes, que eu senti uma vez,a presença de Deus como nunca antes havia sentido. Assim, penso que vemos o belo para também lembrar que temos o belo dentro de nós e podemos criá-lo também com nossos gestos. É uma questão de escolha( às vezes...rs.....)
    abraço,
    Vera.

    ResponderExcluir