Pages

Ads 468x60px

.

sábado, 10 de outubro de 2009

Acro Yoga fortalece músculos e o espírito de equipe

Modalidade executada em dupla reúne yoga, acrobacias e massagem


Uma aula que une os movimentos do yoga, acrobacia, massagem e o contato físico com os parceiros de aula. É assim que podemos definir a Acro Yoga, modalidade que promete deixar os músculos fortes e relaxados, aumentar a flexibilidade , melhorar o controle do próprio corpo e desenvolver o espírito de equipe.

A aula intercala movimentos de força com relaxamento em suas duas horas de duração . "São praticadas as asanas (posturas do yoga), individualmente ou em duplas, para o aprimoramento do movimento. Também realizamos técnicas de massagem Thai (uma prática meditativa vinda da Tailândia) antes ou depois dos movimentos, com intuito de alongar e relaxar a musculatura do praticante, além de aliviar tensões", explica a professora da modalidade do instituto União, Elaine Lilli Fong.

Os movimentos acrobáticos são realizados por etapas até o praticante dominar a técnica e poder até mesmo criar novas posturas. As séries de exercícios são divididas por nível de dificuldade para que o aluno consiga evoluir de forma gradual com segurança e descontração.

De acordo com a professora Elaine Lilli Fong, os movimentos em grupo servem para estimular os relacionamentos pessoais e criar o espírito de equipe. "A Acro Yoga trabalha com o corpo, a mente e as relações humanas. Além dos benefícios da prática do yoga tradicional, a Acro Yoga engloba ainda o relacionamento com o outro, desenvolvendo a entrega, a confiança e o trabalho em equipe."

Para realizar as aulas

A professora explica que para a realização das aulas de Acro Yoga, é preciso conhecer os movimentos do yoga. "Para fazer as aulas, o aluno precisa ter experiência mínima de 6 meses na prática do yoga", diz Elaine. "Também é importante lembrar que problemas na coluna ou problemas de saúde, em geral, precisam de liberação médica", explica.

1-) Força

A aula proporciona fortalecimento dos principais grupos musculares, principalmente das pernas, glúteos , abdômen e braços.

2-) Flexibilidade

Como os Acro Asanas (posturas acrobáticas) são geralmente feitos em suspensão, o praticante desenvolve a flexibilidade, sentindo o corpo mais leve e favorecendo a mobilidade aérea

3-) Controle do próprio corpo

Uma vez que o corpo vai se tornando forte e flexível é possível gastar pouca energia em movimentos cada vez mais complexos e assim ir trabalhando posturas de equilíbrio.

4-) prazer físico e criatividade

Ao adquirir o controle do próprio corpo, a atenção não se prende somente ao desenvolvimento das capacidades físicas , portanto é hora de meditar e sentir que cada postura traz a sensação de liberdade e prazer.

5-) Desapego, entrega e responsabilidade

Na prática da Acro Yoga, ninguém está no controle e ambos tem a responsabilidade e a entrega um pelo o outro. "É visível quando um participante conduz e, no decorrer da prática, ele passa a ser conduzido", diz Elaine.

6-) Interatividade e comunicação

Na Acro Yoga, a forma de comunicação e com o corpo e, se isso não for o suficiente, utilizamos as palavras. "Para tanto, o ponto básico é tornar-se disponível para uma interação amigável, o que confere uma nova visão nos relacionamentos.", explica a professora

7-) Conhecimento de técnicas de massagem

Ao final de cada aula o aluno aprende uma técnica de massagem para que os praticantes possam relaxar e perceber os principais pontos de tensão no corpo e onde o prana (energia ) está em desequilíbrio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário