Pages

Ads 468x60px

.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Dieta e cardápio antiestresse




Você vive irritada, infeliz e engordando? Então confira bons conselhos para dar fim ao estresse e emagrecer tranquilamente, confira




Trabalho, casa, filhos, marido... Tudo isso dá um baita cansaço e, quando vê, você está atacando a geladeira de madrugada ou beliscando algo ao longo do dia. Daí você engorda e nem sabe o motivo, né? Mas ele tem nome: estresse. Cerca de 9 entre 10 pessoas no mundo são afetadas por esse mal, e agora mesmo deve ter alguém surtando perto de você. "O estresse é uma reação do organismo para se defender, como durante um assalto", diz a nutróloga e mestre em dietética Regina Mestre.


O estresse engorda porque diminui a sensação de bem-estar que o próprio organismo produz naturalmente, quando não está sobrecarregado. "Os estressados comem para fugir daquilo que vivem. A comida, especialmente pães, massas e açúcar, funciona como um refúgio porque temporariamente dá a sensação de bem-estar", afirma a psicóloga Andreia Calçada. A seguir, aprenda a derrotar o estresse e perca os quilinhos que não te fazem falta.


Você sofre com estresse?






Se você não come por fome (mas por compulsão), se vive beliscando e só para de comer quando acaba com tudo que viu pela frente; se come o dia todo ou nem lembra o que comeu, algo está errado. Procure um especialista.


O chefe e o emprego?






Antes de sair berrando, pare e respire. "Se a pessoa estiver infeliz no trabalho, deve conversar, expor o problema de uma forma adequada, sem agressividade. Se esse não está legal, é só pular para outro, sem medo", explica Andreia. Muitas vezes pensamos que vivemos em uma rotina e que tudo vai ficar assim para sempre. Primeiro você precisa perceber o que te incomoda para depois buscar soluções. "O ideal é detectar o estresse desde o início para combatê-lo de forma eficaz. Afinal, tudo no começo é menor", afirma Andreia.


Minha família?









Tem gente que acha que pode resolver o problema da família toda, mas colocar-se em primeiro lugar é uma regra para conseguir resolver seus próprios problemas, e só então tentar ajudar os outros. Tem filhos? Então veja o que eles precisam. Depois, vá arrumando as coisas por ordem de prioridade (do mais importante para o menos). Não deu para limpar o banheiro hoje? Deixe para o fim de semana. Não se cobre tanto! E lembre-se de que todos devem ajudar nas tarefas domésticas.


VOCÊ É O QUE COME






Levar uma vida mais calma ajuda muito a combater o estresse. Além disso, alguns alimentos aliviam os sintomas:


- Alface
- Espinafre
- Brócolis
- Frutos do mar
- Nozes
- Castanhas
- Lombo (magro)
- Pães e cereais integrais
- Leite e iogurte desnatados
- Queijos (sem gordura)
- Feijão
- Lentilha
- Soja
- Grão-de-bico
- Abacate
- Acerola
- Mamão
- Goiaba
- Kiwi
- Pimentão
- Salsinha
- Couve-flor
- Repolho


CARDÁPIO ANTIESTRESSE

Café da manhã

- 200 ml de suco (de preferência suco de maçã ou verde com clorofila, uva ou morango)
- 1 iogurte com bífidos ativos
- 1 fatia de pão integral com queijo minas ou ovo
- Algumas nozes ou castanhas


Almoço

- Salada verde (agrião, acelga, alface e chicória)
- Peixe ou frango grelhados com legumes no vapor ou grelhados e 2 cols. de arroz integral ou inhame
- Fruta cítrica e gelatina sem açúcar


Lanche


- 1 iogurte com 1 col. de sopa de granola ou farelo de aveia


Jantar





- Arroz integral
- Brócolis, aspargos e alcachofra temperado com suco de limão
- Sardinhas frescas ou atum fresco assado no forno, com pimentão ou peito de frango grelhado


Tudo que for para deixar o estresse longe e seu bem estar vale a pena! Experimente e vai adorar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário