Pages

Ads 468x60px

.

sábado, 24 de abril de 2010

Guia contra a TPM




Confira 20 dicas para manter o incômodo sob controle e seja uma mulher mais feliz


RESPEITE A SUA TPM

Evite marcar compromissos importantes durante o período pré-menstrual. Execute uma tarefa de cada vez, tente ser menos crítica e converse com amigos e parentes sobre o período pelo qual está passando. Isso ajuda a combater a irritação e a sensação de impotência diante dos obstáculos - sensações que são típicas da época.


COLOQUE PEIXE NA MESA


Os mais eficientes são cavala, atum e sardinha. Esses peixes são ricos em ômega-3, que tem ação antiinflamatória e, por isso, diminui o inchaço e alivia as cólicas


FAÇA SEXO

É consenso entre os médicos que a relação sexual - em especial quando termina com um bom orgasmo - diminui o acúmulo de fluidos na região pélvica, o que combate a ação das fortes cólicas. Além disso, reduz a tensão e a irritabilidade.


CONTROLE SEU PESO

O excesso de peso traz uma série de conseqüências negativas ao organismo. Aqueles ''inofensivos'' quilinhos extras podem alterar o funcionamento dos ovários e também do ciclo menstrual. Como se isso fosse pouco, a gordura ainda aumenta a ansiedade e o estresse, o que intensifica os sintomas da TPM.


COMBATA O INCHAÇO

Coma alimentos diuréticos como chuchu, brócolis, alho, melancia, aspargos e salsa.



FECHE A BOCA

Para evitar o inchaço, a irritabilidade e a depressão, reduza o consumo dos seguintes alimentos:


Chá preto e mate, café e refrigerantes.


Sal, enlatados, salsicha, linguiça, presunto e mortadela.


Doces em geral. Eles podem ser substituídos por carboidratos, que liberam açúcar lentamente no organismo. Assim, sua vontade de atacar chocolate vai diminuir.


ACRESCENTE AS VITAMINAS

A vitamina B6 reduz enjôos, acne, dores de cabeça e irritabilidade. Ela é encontrada em alimentos como melão, fígado, aveia e nozes.



A vitamina E ajuda a diminuir as cólicas e as dores nas pernas, nos seios e de cabeça. Está presente em óleos vegetais, cereais integrais, ovos, nozes, soja, couve-de-bruxelas e espinafre.


COMA BANANA

Ela é rica em magnésio, que ajuda a relaxar e diminui a compulsão por doces, a fadiga e o inchaço. Esse mineral também pode ser encontrado em vegetais verde-escuros, frutos do mar e figo.


MASSAGEIE OS PÉS

Invista no toque manual para diminuir o inchaço e aliviar as cólicas. Aplique um pouco de hidratante nos pés e massageie-os por inteiro.


ABUSE DA SOJA


De acordo com vários estudos, as mulheres orientais - que consomem muito o grão - praticamente desconhecem os sintomas da TPM. A soja combate a cólica e o inchaço.


TIRE A CARNE DO CARDÁPIO

Carnes e alimentos ricos em gordura estimulam a liberação da prostaglandina, substância responsável pela contração do útero e, consequentemente, pelas cólicas.


PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA


Mesmo que seja só no período da TPM, a prática de exercícios diminui a irritação, a tensão e a cólica. Ela estimula a liberação de endorfina, que provoca uma sensação de bem-estar e funciona como analgésico.


TOME CHÁ DE CARQUEJA


A ação da erva evita o inchaço e a cólica nos dias que antecedem a menstruação.


PROCURE UM TRATAMENTO


A TPM tem tratamento, sim. Dura cerca de dois anos e varia de acordo com os sintomas de cada mulher. Em certos casos, apenas mudanças no estilo de vida e na dieta fazem efeito. Em outros casos, pode ser necessário fazer reposição hormonal. Por isso, se o problema a incomoda, procure um ginecologista e saiba qual é o melhor tratamento para você.


DIVIRTA-SE

A recreação é vital para a boa saúde, tanto física quanto mental. É importante que você tenha um hobby (pintura, bordado, dança...) que a faça esquecer, por algumas horas, de todas as suas responsabilidades e dos problemas do dia-a-dia.


ELIMINE O PESSIMISMO


Se nesse período você costuma acordar rancorosa, triste e sem esperança, faça um esforço para mudar o quadro. Pense em coisas boas, para atraí-las.


CAPRICHE NO VISUAL

Uma cara sombria e lacrimejante não ajuda em nada. Invista em roupas alegres, que deixem você mais bonita e confiante. É fundamental elevar a auto-estima nessa fase.


FAÇA UM DIÁRIO DOS SINTOMAS

Anotar as alterações de humor e as mudanças físicas ajudará você a lidar com a TPM. O diário também facilita o diagnóstico de outros problemas médicos, como depressão e fadiga crônica.



ESQUEÇA AS BEBIDAS E O CIGARRO


As substâncias químicas que compõem esses dois vilões estimulam o sistema nervoso. Ou seja: quando você fuma ou toma aquela cervejinha nos dias anteriores à menstruação, fica mais ansiosa e estressada. Eles também causam insônia, dores de cabeça, irritabilidade e depressão. E, como na TPM você naturalmente tem esses sintomas, a situação pode piorar.


VÁ PARA UMA SESSÃO DE REIKI


Uma sessão de Reiki irá aliviar a tensão menstrual levando ao relaxamento profundo e a leveza para lidar com essa fase que é passageira.


Agora que voce sabe como se armar contra a TPM, relaxe e passe a fase mais feliz e tranquila.



3 comentários: