Pages

Ads 468x60px

.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Dor nas costas: dicas para prevenir e massagem para aliviar




Conheça alguns truques que ajudam a prevenir a tensão dos músculos e aprenda a fazer uma massagem que relaxa e diminui a dor nas costas


Estátua! Lembra da brincadeira de criança que fazia a gente "congelar" na posição em que estivesse? Pare já onde está e observe sua postura. Os ombros doem? O pescoço está duro? As costas ficaram curvadas? Menina, a tensão ainda vai acabar com você!


Quem faz o alerta é o quiropraxista Jason Gilbert, autor do livro O Segredo da Coluna Saudável (ed. Gaia). "A tensão pode sabotar sua qualidade de vida e evoluir para artrose, hérnia de disco e até depressão", afirma. Melhor se proteger já!


ACABE JÁ COM A TENSÃO NOS MÚSCULOS


Crianças

- Tire a criançada do sofá: não deixe seu filho ficar muitas horas seguidas sentado em frente à TV.
- Acerte a altura: na mesa de estudos ideal, a criança encosta o cotovelo no tampo sem precisar inclinar o corpo.
- Adote mesa de canhotos: se o seu filho é canhoto, peça à direção da escola uma carteira apropriada.
- Fique de olho na mochila: ela não pode pesar muito nem ser carregada em um ombro só. Prefira os modelos de rodinhas.


Donas de casa

- Passe roupa sem dor: deixe a coluna ereta e mantenha a tábua de passar na altura dos cotovelos para que você não se incline demais sobre ela.
- Não se curve, agache: ao pegar crianças no colo, dobre as duas pernas, agachando com a coluna ereta. Nunca curve a lombar para levantar peso!
- Use vassoura longa: não se incline demais ao usar rodo e vassoura. Para isso, escolha modelos de cabo longo.


Grávidas

- Faça exercícios: se não houver restrições médicas, caminhar durante a gestação é um hábito que dribla a tensão.
- Controle seu peso: engordar mais do que 10 quilos pode causar um problemão na coluna... Evite isso!
- Não force os ombros: o crescimento dos seios força os ombros, tensionando a nuca. Evite o incômodo praticando a massagem contra tensão da página à esquerda.


Terceira idade

- Caminhe diariamente: de acordo com os médicos, a coluna precisa se mover para os músculos serem alongados. Com uma vida sem exercício físico, mais cedo ou mais tarde, a dor vai chegar. Previna-se!
- Troque o colchão mole demais: colchões molengos não dão apoio à coluna, causando dor. Perceba se você sente pontadas na região lombar ao acordar. Se isso acontece, é sinal de que o seu colchão precisa ser trocado.
- Controle sua alimentação: o excesso de peso ocasiona mais problemas nas costas, como artrose, hérnia de disco e desvio na coluna. "Além disso, alimentos como café, açúcar e álcool aumentam o hormônio que causa o estresse, facilitando o surgimento de inflamações", comenta o quiropraxista Jason Gilbert.
- Dica: Não abaixe e nem se levante muito rápido. Com a idade, acontece um desgaste natural das estruturas da coluna.


FAÇA A MASSAGEM QUE ALIVIA A TENSÃO


A tensão deixa os ombros e os pescoços duros e provoca dores nas costas, o mal que atormenta 4 em cada 5 pessoas, pelo menos uma vez na vida


Pescoço


Gire a cabeça no sentido horário e dê cinco voltas. Em seguida, vire no sentido anti-horário e dê mais cinco voltas.


Ombros

Sentada, coloque as mãos nos ombros, deixando os cotovelos apontados para fora. Empurre cinco vezes os cotovelos para trás e para frente, o máximo que conseguir sem sentir dor.


Peito


Com os braços esticados para a frente, abaixe a cabeça e encoste o queixo no peito. Nessa posição, levante levemente os ombros e mantenha-os assim por cinco segundos. Volte à posição normal. Pratique essa sequência de movimentos toda vez que sentir tensão ou tiver forçado as costas.


A maioria dos casos de dores nas costas é amenizada com massagens, exercícios e correções posturais! Tensões do dia a dia também contribuem, por isso relaxamento é recomendável.



Nenhum comentário:

Postar um comentário