Pages

Ads 468x60px

.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

O salão que voce é cliente é seguro?




Confira as normas da vigilância sanitária e cobre mudanças se necessário


A manicure faz suas unhas muito bem, sem sangrar ou arrancar nenhum pedacinho a mais de cutícula. O corte de cabelo também é impecável e você nunca foi a um salão onde os profissionais são tão atentos aos horários marcados. De fato, tudo isso é muito importante na hora de escolher um estúdio para cuidar da sua beleza, mas não é o suficiente. As regras de higiene e instalação, muitas vezes, acabam ficando em segundo plano e muita gente até fica com vergonha de cobrá-las.


Para ter certeza de que seus tratamentos têm a qualidade que você espera e a segurança de que sua saúde precisa, dos procedimentos básicos que os salões de beleza devem Confira todos eles e aproveite para cobrar uma atitude do seu estúdio favorito, caso ache que alguma norma está sendo deixada de lado. "Isso não é vergonha nenhuma, mas um direito do cliente e ele não deve se sentir constrangido em momento algum por exigir aquilo que a legislação garante", diz a biomédica.


UM SALÃO SEGURO TEM PROVAS DISTO NA ENTRADA




A vigilância sanitária fornece autorizações de funcionamento. Se o salão que você freqüenta foi fiscalizado e recebeu aprovação, há um certificado que comprove o sinal verde. O ideal é que este documento seja mantido num lugar visível, à mostra logo de quem entra.


BÊ-Á-BÁ DA ESTERILIZAÇÃO




O assunto é um dos mais polêmicos, e não é para menos. A higiene de alicates e tesouras precisa seguir à risca os procedimentos de esterilização, evitando micoses, infecções e até doenças mais sérias, como hepatite B e C. A esterilização ideal é feita numa estufa ou numa autoclave, onde o material deve permanecer por uma hora, no mínimo. Na estufa, o prazo pode se estender para o dobro, caso o aparelho não atinja temperaturas muito altas , afirma Mônica Fernandes. Segundo ela, a autoclave traz mais segurança do que a estufa, porque o equipamento tem uma trava de segurança que só permite a abertura após o término do ciclo de esterilização. Já a estufa pode ser aberta a qualquer momento, o que compromete a eficácia da higienização .


Outro cuidado que poucas manicures têm é a lavagem dos utensílios, com água e sabão, antes de colocá-los para esterilizar. Isso é necessário para remover restos de pele e resíduos que podem ficar grudados e prejudicar a esterilização.


MANUTENÇÃO DA AUTOCLAVE




Os aparelhos usados para esterilização devem ser revisados a cada seis meses. Como saber se o salão faz isso? Simples, pedindo que o gerente mantenha, ao lado do equipamento, uma planilha com as datas de manutenção e o nome da empresa responsável pelo serviço. Se isso não acontecer, a dica é pedir para olhar as notas fiscais que comprovam a realização do procedimento, como fazem os fiscais da vigilância na hora da inspeção.


PÉS E MÃOS DE MOLHO NUMA BACIA COM ÁGUA




Desde que a bacia seja lavada, com água e sabão, a cada troca de cliente, não há problema. Mas, como isso raramente acontece, muitos salões adotaram as capinhas de plástico descartável, que são trocadas mais facilmente. O procedimento está de acordo com as regras da vigilância, porque protege você do contato com substâncias contaminadas. As capinhas para os pés, muitos usadas, também são higiênicas e protegem você de contaminações.


KIT DE LIXAS E PALITOS DESCARTÁVEIS




Não só os alicates e as tesouras devem ser limpos, mas todo o resto do material. Como colocar as lixas para esterilizar vai inutilizá-las, o ideal é que a manicure use tudo descartável ou tenha um kit com o seu nome reservado. As pinças também precisam de cuidados, sendo lavadas com água e sabão ou higienizadas com álcool após cada uso.


CUIDADO COM O HIDRATANTE E O ALGODÃO




A esterilização está adequada e as lixas são todas descartáveis. Mas, terminando de retirar as cutículas, sua manicure enfia a mão num pote de creme, pensando em hidratar e fazer uma massagem em você. O gesto, simples e corriqueiro, pode contaminar todo o produto com restos de unha e microorganismos já pensou se a cliente anterior tinha micose? O ideal é que ela lave as mãos antes de aplicar o creme ou use produtos em bisnagas, por exemplo (assim, só há o contato com a quantidade que será usada na hora). O algodão também deve permanecer em potes fechados, sem contato com os demais materiais.


ESCOVAS DE CABELO BEM LIMPINHAS




Esqueça o copo de água cheio de escovas e pentes de molho. Isso também é bastante inadequado (tanto quanto manter os acessórios num carrinho, pegando pó e acumulando restos de produtos usados nos procedimentos). Após cada atendimento, o profissional deve lavar as escovas e os pentes, usando água e sabão. Eles devem ser postos ao ar livre para secar.


CERA SEM NENHUM REAPROVEITAMENTO




A cera usada na depilação precisa ser descartável, independente da área onde ela é aplicada (é comum ouvir das depiladoras que somente o produto usado nas áreas íntimas segue para o lixo). A cera é registrada como um cosmético e prevê uso único. O fabricante não tem idéia do que pode acontecer no seu corpo com o reaproveitamento , afirma a diretora da Vigilância Sanitária de São Paulo.


A MANICURE É BOA, MAS A LIMPEZA NEM TANTO




Se você já percebeu que o salão deixa a desejar na higiene, mas tem dó de trocar, o jeito é investir no seu próprio material. Leve tudo, incluindo o hidratante, e evite sofrer as conseqüências da falta de higiene.


UMA DICA VALIOSÍSSIMA






Tenha na bolsa kit de unhas e esmaltes, sua escova de cabelos para levá-la ao salão (procure se informar com o cabeleleiro qual o modêlo que utiliza para o seu cabelo pois não é constrangedor, é para sua segurança e o profissional sempre compreenderá afinal voce é cliente dele) e na depilação muita atenção à cera utilizada.






A segurança é toda sua e fiscalize esses ítens que devem ser seguidas pelos salões de cabeleleiros, observe tudo e saia linda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário