Pages

Ads 468x60px

.

sábado, 5 de junho de 2010

Futebio une futebol e ginástica e dá goleada no sedentarismo




Maior benefício da aula é a melhora do condicionamento físico


Em ano da Copa do Mundo, quem quer aproveitar para extravasar o gosto pelo futebol já pode fazer isso na academia de ginástica. Cabeçadas, dribles, passes, sessões de alongamento e, é claro, muitos gols fazem parte da futebio, a nova aula da academia Bio Ritmo, de São Paulo.


"Com duração de 60 minutos, a futebio é oferece aos alunos uma possibilidade de atividade dinâmica e descontraída com procedimentos que são feitos pelos jogadores de futebol profissionais", explica o árbitro defutebol e professor da modalidade, Humberto Talarico.


Garantir o preparo físico e melhorar a função cardiovascular estão entre os dois maiores benefícios desta aula."O aluno passa por um trabalho intenso de corridas, deslocamentos e saltos", diz Talarico. Além disso, é possível, através da aula, melhorar a coordenação motora, a consciência corporal, a agilidade e o fortalecimento muscular. Mas a futebio também pode ser uma ótima alternativa para perder peso e queimar as gordurinhas extras. O gasto calórico médio é de 600 calorias por aula.


O diferencial do futebio é a mistura de elementos do futebol, como cabeceio, chute, condução de bola, deslocamentos frontais e laterais, saltos corridas e chutes a gol, a elementos da ginástica, como abdominais, flexões de braço, agachamento, aquecimento e alongamento. Com tanto movimento, o resultado é uma musculatura mais forte e tonificada. E, se o seu objetivo é focar nas pernas, está na aula certa. Na futebio, as pernas ganham destaque. São trabalhados, essencialmente os músculos dos membros inferiores, principalmente coxas e panturrilha e o bumbum. Mas, nos exercícios de alongamento, por exemplo, favorecemos a musculatura abdominal e dos membros superiores.


DINAMISMO EM 1 HORA DE AULA


A aula é dividida em cinco partes e não dá nem para pensar em ficar parado. Os primeiros minutos são dedicados ao aquecimento coreografado, utilizando elementos básicos como no treino de futebol. "Em seguida, cada aluno pratica com bola atividades individuais, correndo em volta de cones e executando condução de bola, abdominais, agachamentos e flexões de braço", explica Talarico.


A segunda parte da aula é dedicada às atividades coletivas. Os alunos são divididos em grupos de três a quatro pessoas e praticam exercícios de cabeceio e chutes. Duas pessoas, uma em cada lado da sala, são posicionadas no gol, enquanto o resto dos alunos devem correr e tentar acertar o gol do adversário por meio de cabeceio. Depois, há a troca de grupo para que todos os alunos pratiquem todos os exercícios. Após esse treino, os alunos partem para um mini-jogo, com duração de 2 minutos. Para finalizar, os participantes fazem os alongamentos para soltar a musculatura.
FUTEBIO DEIXA A GINÁSTICA MAIS DIVERTIDA
QUE TIME É ESSE?


Futebol é esporte de homem? Nada disso. A futebio é superdemocrática. A mesma aula pode ser praticada por homens e mulheres, não importando se estão começando agora a praticar esporte ou se já são experientes. "Ao mesmo tempo que prendemos mais a atenção das mulheres no futebol, aproximamos mais os homens das salas de ginásticas. No final, todos se exercitam e se divertem ", explica o professor Talarico.


Indicada para maiores de 15 anos, as restrições maiores são para pessoas com problemas cardíacos, por causa da intensidade de exercícios na aula, o que pode trazer alguma complicação para que tem este tipo de limitação. Por isso, antes de entrar em campo, certifique-se com um especialista que está tudo bem com a sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário