Pages

Ads 468x60px

.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Conheça os novos tratamentos estéticos contra o envelhecimento





Toxina botulínica e preenchimento à base de ácido hialurônico estão entre os tratamentos estéticos mais realizados. Benfeitos, são capazes de reverter os sinais do tempo sem os exageros que a gente vê por aí. Conheça os usos de cada uma das substâncias e os cuidados para conquistar uma pele jovem e bonita

O que você faria para adiar uma cirurgia plástica facial por 10, 20 ou 30 anos? Dois procedimentos nos consultórios dos dermatologistas ganharam fama de lifting químico, pois são capazes de dar uma esticadinha no rosto sem o uso do bisturi. Seguros e com eficácia comprovada, toxina botulínica e ácido hialurônico, muitas vezes agindo em sinergia, conseguem reverter os sinais da idade. A dermatologista Ada Trindade, do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo, faz o seguinte paralelo: imagine um sofá com tecido novo, de toque macio e cor perfeita, mas com uma estrutura danificada. O revestimento pode ser comparado ao peeling e ao laser, que melhoram a textura da pele. A estrutura simboliza os procedimentos com a toxina e o ácido hialurônico, que evitam que o tecido enrugue ou fique frouxo, sem sustentação. Daí, a importância deles. Quer saber mais sobre essa duplinha? A gente explica tudo a seguir.


Linhas de expressão suavizadas com toxina botulínica


Se antes o visual congelado era regra entre as mulheres que aplicavam toxina botulínica no rosto, hoje em dia o resultado do tratamento mudou bastante. “A substância continua a mesma. Foi a técnica que evoluiu. O dermatologista paralisava o músculo que formava a ruga. Agora o objetivo é relaxar a musculatura, suavizando a expressão. Buscamos recuperar a jovialidade do rosto, mas manter as características de cada paciente”, fala a dermatologista Ada Trindade. Tanto que a toxina é indicada, inclusive, para mulheres jovens como medida preventiva para a ruga não se aprofundar. Botox, que está na boca das pessoas, é, na verdade, a marca da toxina botulínica do tipo A do laboratório Allergan. “Existem outras no país: Dysport, Prosigne, Xeomin e Botulift, sendo que as duas últimas só têm aprovação da Anvisa para o uso neurológico”, explica Érica Monteiro, dermatologista de São Paulo. E complementa: “Como são produtos biológicos, obtidos da bactéria Clostridium botulinum, que causa o botulismo, não dá para dizer que são exatamente iguais. Os estudos que acompanhei apontam que cada marca tem vantagens e desvantagens, mas que elas acabam se equiparando no resultado final se levarmos em conta eficiência, durabilidade e preço”. Ainda assim, a maioria dos dermatologistas prefere utilizar as marcas dos grandes laboratórios, que têm mais estudos científicos publicados. A duração da toxina botulínica varia de quatro a seis meses.
Indicações
1. Suavizar    as  rugas  dinâmicas,    aquelas  que aparecem
quando  você  movimenta  o  rosto.     Por  exemplo:  pés  de galinha,   linhas   horizontais   na   testa   e   rugas  entre  as sobrancelhas.


2. Levantar o olhar e as sobrancelhas.

3. Corrigir a assimetria que pode existir entre as sobrancelhas.

4. Levantar o canto da boca.

5. Relaxar a musculatura do pescoço, que enruga a região.

6. Tratar a vermelhidão de quem tem rosácea.

7. Melhorar a aparência de poros abertos.
Ácido hialurônico para preencher rugas e repor o volume do rosto


Sabe quando aquela atriz aparece com um bocão e todo mundo diz que ela colocou Botox nos lábios? Na verdade, não se trata de toxina botulínica, e sim de preenchimento à base de ácido hialurônico. A substância é indicada para dar mais volume aos lábios, além de preencher rugas profundas e repor o volume nas maçãs do rosto, entre outros usos (veja quadro abaixo). Naturalmente produzido no nosso organismo, o ácido hialurônico é capaz de atrair as moléculas de água e, assim, garantir hidratação e volume à pele. Com o avanço da idade, perdemos a capacidade de “fabricá-lo” e, aos poucos, as rugas e a flacidez se instalam. Ao contrário dos preenchedores definitivos, o ácido hialurônico é muito seguro. “O risco de rejeição é mínimo assim como o de formação de granulomas, que são pequenas pedrinhas sob a pele”, fala Carla Vidal, dermatologista de São Paulo. “O exagero vem da falta de conhecimento do profissional. O efeito final deve sempre parecer que a mulher está com um ar mais jovem e descansado”, diz Inaê Cavalcanti Machado, dermatologista de São Paulo. É o médico que deve saber as diferenças entre as marcas e os tipos de ácido hialurônico – alguns são mais densos, para ser aplicados na camada mais profunda da pele e garantir volume, outros menos coesos, para dar contorno à delicada região dos lábios, por exemplo. De uma forma geral, o resultado dura de nove meses a um ano e meio, de acordo com a área e a paciente.
Indicações


1. Preencher as rugas que aparecem quando o rosto está parado: linhas da testa, o bigode chinês, linhas que saem do queixo para baixo, entre outras.


2. Definir o contorno facial.

3. Repor volume nas maçãs do rosto e no queixo.

4. Hidratar de forma profunda o rosto, o colo e as mãos, recuperando a elasticidade e o turgor da pele.

5. Disfarçar as olheiras, criando uma camada interna que afasta a pele dos vasinhos que escurecem a área.

6. Dar definição ao contorno dos lábios e aumentar o volume deles.

7. Suavizar as ruguinhas ao redor dos lábios, comum em quem fuma.


As marcas mais conhecidas de preenchimento


Juvéderm – Do laboratório Allergan, mesmo fabricante do Botox, tem versões que já vêm com lidocaína, um anestésico.


Restylane – Adquirida pelo laboratório Galderma, a marca suíça Q-Med foi uma das primeiras a oferecer o tratamento para recuperar a elasticidade e hidratação da pele. Batizado de Skinbooster, é ideal para quem toma muito sol no rosto, tem ruguinhas no colo ou quer rejuvenescer as mãos.

Teosyal – Do laboratório Cristália, que também importa a toxina botulínica Prosigne, tem oito versões para garantir eficácia a diferentes necessidades da paciente – de aumento dos lábios a reposição de volume.

Revanesse – Importado do Canadá pelo laboratório Aché, oferece duas ersões, para rugas superficiais e profundas.

Esthélis – Do laboratório Dermalis, vem da Suíça e tem duas opções de densidade, além das versões para volume: Modélis e Forthélis.

São poderosas fórmulas contra as rugas e as marcas de envelhecimento muito eficientes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário