Pages

Ads 468x60px

.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Eutonia, conheça os benefícios da modalidade



Conheça a eutonia, método que utiliza estímulos sensoriais para aumentar a consciência corporal

A eutonia é eficaz contra a timidez e questões psicossomáticas

O estímulo sensorial é um dos pilares da eutonia, palavra que vem do grego e do latim e significa "tensão em equilíbrio". Por meio de toques do eutonista (o instrutor) ou do próprio aluno e com o apoio de apetrechos diversos, como bolinhas de massagem, bambus e massa de modelar, a modalidade tem o objetivo de treinar a percepção corporal. Assim, quem anda por aí curvado ou de ombros caídos e nem se dá conta da má postura, muito menos dos males que isso pode gerar, começa a se endireitar e colher benefícios.
As sessões, que custam de 140 a 220* reais, podem ser feitas em grupo ou individualmente e costumam durar uma hora e meia. "Os objetos usados ajudam a descobrir pontos doloridos e a sentir partes do corpo desconhecidas da maioria, como os ísquios e a bacia", explica Miriam Dascal, mestre em artes corporais e eutonista. Segundo ela, à medida que se aumenta a consciência sobre o próprio corpo e sua estrutura óssea, o praticante da modalidade também passa a notar mais seu interior. "Além de melhorar a respiração, a pessoa amplia suas possibilidades. Passa, por exemplo, a se sentir mais segura e autoconfiante", defende.
Não por acaso, a prática é considerada eficaz contra a timidez e questões psicossomáticas. Até por isso, ganhou bastante popularidade entre atores, bailarinos e gente das artes em geral.
Sem esforço exagerado
Uma diferença importante dessa prática em relação às outras atividades físicas é que nada no processo é mecânico ou automático. "Existe concentração em cada movimento", afirma a psicóloga e coreógrafa Márcia Bonzon. "Também não há esforço exagerado nem suor. A sensação quando a gente termina a aula é de relaxamento, sem sonolência", completa Márcia.
Para cumprir o prometido e presentear o praticante com um perfeito domínio do corpo, o cardápio de atividades das sessões de eutonia é variado. Guiados pelo instrutor, os alunos às vezes caminham com os olhos fechados ou desenham no ar com os cotovelos. Sem contraindicações, o método pode ser adotado por gestantes e pessoas de todas as idades. Os efeitos geralmente começam a aparecer depois de três meses de prática.

* Preço pesquisado em setembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário