Pages

Ads 468x60px

.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Xampu-bomba é seguro? Conheça mais sobre a mistura que faria o cabelo crescer




Investigamos a mistura caseira de Monovin A, Bepantol e xampu sem sal que virou febre na internet. A promessa é fazer o cabelo crescer até três vezes mais rápido. Veja qual o efeito colateral da mistura e pense bem antes de usar.

A mistura funciona como um anabolizante para o sistema capilar

O que é o xampu-bomba?
É uma mistura caseira que faria o cabelo crescer mais. Três ingredientes fazem a "fórmula": 

Monovin A (1 ml) : 

"É um produto destinado a uso veterinário, para o tratamento da crina de cavalo, e nada mais é do que vitamina A em alta concentração", afirma a dermatologista Valeria Campos. Ele é injetado nos animais. “Mas é pouco indicado para uso tópico nos fios, uma vez que a vitamina A não se fixa e sai com o enxágue", diz a médica.


Bepantol líquido (25 ml)
"É uma solução rica em pró-vitamina B5 e bastante utilizada em condicionadores e finalizadores, porque possui propriedades fortificantes", explica Valeria. "Além da vitamina, a formulação contém lanolina, óleo de amêndoas e cera de abelha, que melhoram o ressecamento de fios danificados", completa.

Xampu sem sal (100 ml)
Blogueiras dizem que é essencial usar xampu sem sal, porque o xampu comum "oxidaria" a vitamina A e, dessa forma, a mistura não daria resultado algum. Mas a dermatologista diz que isso não procede. “Não faz diferença. O sal serve apenas para dar viscosidade ao xampu e não interage com os fios”, alerta.

Entenda por que a mistura é perigosa
Quando aplicado no couro cabeludo, segundo Celso Martins Junior, professor do curso de visagismo da Universidade Anhembi Morumbi, o Monovin A, atua como um anabolizante para o sistema capilar. Isso significa que ele acelera o ciclo do cabelo. Ou seja, faz com que o tempo de crescimento, repouso e queda dos fios aconteça mais rapidamente. "Por isso, é comum que usuárias do xampu-bomba percebam o crescimento rápido dos fios e, em seguida, o aumento da queda", explica. É importante estar ciente dos efeitos colaterais.

Existe uma opção mais segura?
Sim. Apesar de o Monovin A não ser aconselhado por médicos, "o Bepantol sozinho pode ser usado sem problemas se o objetivo é hidratar os fios", diz Valeria. É só misturar 2 colheres (sopa) da sua máscara de hidratação preferida com 1 colher (sopa) de Bepantol. E, depois, aplicar nos fios limpos e úmidos, deixando agir por 20 minutos. O resultado é menos frizz e mais brilho.



Bepantol Derma, Bayer, R$ 25*, e máscara Pró-Liso, Vizcaya, R$ 27,90* 
*Preços pesquisados em março/2014

Pesquise por quem já usou antes para saber dos resultados de determinados produtos para que seus fios não fiquem danificados, dependendo só um corte para corrigir. Aplique produtos de sua confiança!




Nenhum comentário:

Postar um comentário