Pages

Ads 468x60px

.

terça-feira, 9 de junho de 2009

O Poder das ervas



Nas universidades e nos centros de pesquisa em curso milhares de estudos comprovando que nossas avós já sabiam: a fitoterapia tem poder. As plantas medicinais são remédios e as recomendações são claras e devem ser cumpridas a risca porque podem provocar efeitos colaterais, toxicidade e devem ser feitos para sintomas comuns ou depois da avaliação médica e nunca use plantas medicinais por longos períodos, sem a supervisão médica.

Comprar as ervas em lojas fitoterápicos ou farmácia de manipulação e preparar um remédio caseiro depende muito da qualidade da erva indicada, evite enganos procurando pelo nome científico e atenção para prazos de validade, as ervas e flores devem ser guardadas em um vidro escuro ou em um pote de porcelana.

Os chás são simples e poderosos,prefira panela de vidro ou ágata e não de alumínio mantendo sempre a tampa fechada porque muitas substâncias das ervas dispersam com o vapor,por este motivo evite adoçar os chás indicados para problemas digestivos.



Chá verde deve ser tomado diariamente três xícaras sempre antes das refeições por ter alta dose de cafeína e pode acelerar o coração. Seus benefícios são: anti-rugas, jovem por mais tempo, força para emagrecer, ânimo garantido, prevenção contra o câncer, coração forte, respiração sem acne, imunidade em alta e controle de parkinson.

Chá de camomila relaxante, faz bem a digestão, ajuda a diminuir o colesterol cólicas menstruais, dores de cabeça, mantém a beleza da pele e dos cabelos.

Chá de alecrim age contra dores crônicas e de origem digestiva e não é recomendado para gestantes.

Chá de manjericão atua nas dores de origem nervosa digestiva e gripal e deve ser evitado no início da gravidez.

Chá de hortelã que também é ótimo no suco, no banho, no travesseiro e tem antídotos contra a depressão,atenuam a insônia e equilibram o colesterol e melhora do mau hálito.

Chá de barbatimão é aproveitado a casca desta árvore do cerrado, pesquisam comprovaram que põem fim a corrimentos e bactérias mesmo os mais resistentes além de ser ótimo para peles oleosas e melhoras da úlcera do estômago.

Chá de erva cidreira é calmante, liberam a respiração, antidepressiva, combate e insônia, contra as dores de cabeça e aliviam cólicas.

Chá de boldo e carqueja é ótimo para o bom funcionamento do fígado, tônico digestivo, elimina toxinas e agiliza a queima de gorduras.

Chá de limão para o estômago e o suco é indicado contra a gripe,recomenda-se o preparo do suco com a casca por ser rica em nutrientes,deve ser consumido com pouco açúcar.

Chá de guaco contra a tosse e a rouquidão e problemas respiratórios da gripe, asma e bronquite,deve ser evitado por quem tem menstruação abundante.

Chá de gengibre traz vitalidade,por ser mestre em produzir calor, acelera o metabolismo, ativa a circulação, dá ânimo, tem efeito afrodisíaco,baixa a febre e a contra-indicação para gestantes com menos de três meses de gravidez.

Chá de guaraná dá disposição, ativa a mente e afasta dores de cabeça e é contra-indicada para pessoas cardíacas, úlcera ou gastrite e pressão alta sendo o seu consumo autorizado pelo médico. Chá de ginseng traz disposição,funciona nos casos de impotência e perda do desejo, contra o câncer,reforça o sistema imunológico.

Chá de alecrim é eficiente como digestivo, estimulante da circulação, espanta o desânimo,deixa articulações mais ágeis,não pode ser consumida por gestantes em hipótese alguma.

Chá de ginkgo biloba ativa a memória, melhora muito a labirintite e a circulação sanguínea em partes distantes do coração nos braços e pernas e o seu consumo só com recomendação médica. Chá de guaçatonga atua contra a úlcera , contra o câncer, aftas, o mau hálito,alivia dores de picada de cobra e as gestantes não podem consumir.

Chá de erva doce, pariparoba ou espinheira santa melhora a digestão,disposição, atuando também contra o mau hálito.

Chá de pariparoba é ótimo para o bom funcionamento do fígado e a sua erva por ser doce é um ótimo refresco em dias de muito calor.

Chá de espinheira santa alivia problemas do estômago,deve ser consumido sem açúcar.

Polpa da babosa é garantia de viço para pele e cabelos, reforça o sistema imunológico, equilibra o nível de colesterol, facilita a digestão.Limite-se a engolir a polpa numa colher de chá por no máximo três dias que pode ser misturado a sucos e jamais prepare chá com suas folhas por ser tóxica.

Compressa de arnica diminui hematomas e inchaços provenientes de pancadas e deve ser aplicado no local mas jamais em feridas abertas.

É claro, nada disso substitui a orientação médica porém é mais um recurso para manter o seu bem-estar.BibliografiaO Poder das Ervas por André Rezende Ibrasa

3 comentários:

  1. eu queria uma erva para arritimia e labirintite se possivel

    ResponderExcluir
  2. Caro visitante!

    Ginkgo Biloba que melhora a memória, combate a labirintite, beneficia a visão e o funcionamento cerebral. Elimina os radicais livres e
    promove uma melhor circulação do sangue. Ginkgo Biloba é também utilizado no tratamento das micro varizes e úlceras varicosas.

    Em líquido o Cardiotônico: Tônico do coração, reduz as taxas de colesterol, triglicerídeos. Normaliza a pressão arterial, a insuficiência cardíaca moderada, palpitações, arritmia, circulação sangüínea, normalizando a dilatação das veias com ação analgésica. Previne o infarto, acelera as funções hepáticas, sedativo, depurativo do sangue.

    gde abs. e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Obg pelas informaçoes, q foi bastante úteis.Aguardo + dicas

    ResponderExcluir