Pages

Ads 468x60px

.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Alongamento


Os alongamentos são os importantes elos entre a vida sedentária e a vida ativa. Mantêm os músculos flexíveis, preparam-nos para o movimento e ajudam-nos a realizar a transição diária da inatividade para a atividade vigorosa, sem tensões indevidas. São especialmente importantes para quem pratica atividades desgastantes, que promovem tensões e inflexibilidade.Alongamentos antes e depois da exercitação mantêm a flexibilidade e ajudam na prevenção de lesões comuns.Os alongamentos são fáceis, mas quando realizados de forma incorreta podem, na realidade, fazer mais mal do que bem.Observe um gato: ele sabe instintivamente como alongar-se, o que faz com espontaneidade, nunca indo além do conveniente, contínua e naturalmente preparando os músculos que precisará usar.Os alongamentos na medida em que relaxam a mente e "regulam" o corpo, deveriam constituir-se parte da vida diária.


A prática regular acarretará:


Redução de tensões musculares e sensação de um corpo mais relaxado.Benefícios para a coordenação, já que os movimentos tornam-se mais soltos e fáceis.Aumento do âmbito de movimentação.


Prevenção de lesões tais como distensões musculares (um músculo forte e previamente alongado resiste melhor a tensões do que um músculo forte não alongado).


Facilidade nas atividades de desgaste na medida em que prepara o corpo para a atividade; fazer alongamentos nessas situações é como sinalizar para os músculos que estão prestes a ser utilizados.


Desenvolvimento da consciência corporal. 


Conforme você alonga as várias partes do seu corpo, você as focaliza e entra em contato com as mesmas. 


Você aprende a conhecer-se.


Auxílio na liberação dos movimentos bloqueados por tensões emocionais, de modo que isto aconteça de forma espontânea.


Ativamento da circulação.


Os textos deste artigo foram, em sua maioria, extraídos, resumidos e reorganizados a partir do livro Alongue-se, de Bob Anderson, ilustrações de Jean Anderson, Ed. Summus editorial, 4ª edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário