Pages

Ads 468x60px

.

sábado, 11 de julho de 2009

Lian Gong - medicina tradicional Chinesa


A ginástica Lian Gong em 18 terapias, foi desenvolvida na China, pelo Dr. Zhuang Yuen Ming, médico ortopedista da Tradicional Medicina Chinesa (TMC), na década de 60.



Dr. Zhuang atendia, com mais 25 médicos, em um hospital de Shangai e notou que a partir da década de 60, aumentaram o número de casos de dores musculares e articulares de seus pacientes, em sua maioria trabalhadores de fábricas e escritórios da região.



Tal fato se relacionava com a mudança da economia chinesa de rural para industrial e com os decorrentes desdobramentos para o corpo humano dos indivíduos envolvidos nesta transição.



Baseado no Tui Na, milenar arte fisioterápica chinesa, e na tradição dos trabalhos corporais chineses, o Dr. Zhuang sintetizou, em um primeiro momento, um conjunto de 18 exercícios que atuassem no corpo humano, da coluna cervical aos dedos dos pés. Ou seja, com a prática de 12 minutos diários de exercícios uma pessoa pode prevenir-se da maioria dos problemas decorrentes de má posturação ou de movimentos agressivos à lógica do corpo humano.



Posteriormente foram elaboradas mais duas seqüências de 18 movimentos cada, ampliando assim as possibilidades terapêuticas desta prática, com exercícios para as articulações e tendões e para o fortalecimento do coração e pulmão. Cada uma destas partes tem duração de 12 minutos também.

3 comentários:

  1. Muito interessante esta técnica eu sempre achei que causa grandes benefícios.

    ResponderExcluir
  2. Oie Roberto, sou do portal Banco de Saúde e gostaria de agradecer o seu apoio ao movimento "Espalhe Uma Vida Melhor". É muito bom poder contar com portais que se preocupam com o bem-estar e qualidade de vida de seus leitores.
    Em breve colocaremos o link de seu blog na página do movimento. Até porque, quem incentiva uma vida com mais saúde merece ser reconhecido.
    Ajude-nos a divulgar o movimento também através de um post, e estimule diversas outras pessoas a, assim como você, espalhar uma vida melhor.
    Um grande abraço, Roberto.

    ResponderExcluir
  3. È com satisfação e alegria que li o seu recado e ou adorar compartilhar o bem estar com vc!
    Um gde abraço

    ResponderExcluir