Pages

Ads 468x60px

.

domingo, 2 de agosto de 2009

SPA - 5 estrelas em sua casa

Que tal fazer do domingo um dia perfeito para receber um tratamento de rei ou rainha, com direito a relaxamento, cuidados com pele e corpo? E tudo sem sair de casa? Montar um "spa doméstico" é prático, eficaz, econômico e muito, mas muito prazeroso.

A dermatologista Maria Paulina Kede lembra que uma pele bonita e reluzente depende de alimentação correta e cuidados básicos de limpeza, tonificação e hidratação. Segundo ela, quando o bolso está vazio é possível recorrer a fórmulas simples, desde que sejam observados alguns cuidados. "Figo e limão, se expostos à luz, causam marcas na pele.

Jamais devem ser usados" ressalta a médica, que é coordenadora de cosmiatria da Sociedade de Dermatologia do Rio. Ela lembra que a base de qualquer tratamento é a limpeza. "Pepino é ótimo para limpar a pele. Basta misturá-lo com camomila. Depois, tonifique com água de coco gelada e hidrate com uma mistura de banana amassada e óleo de amêndoa", diz.

Peles muito secas podem ser hidratadas com mistura de iogurte natural, mel e óleo de amêndoas ou de semente de uvas. "Máscara à base de polpa de abacate e ampolas de vitamina E ou vitamina A também são ótimas", orienta a dermatologista Annie Levy Benzecry, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Ela recomenda ainda rodelas de pepino nos olhos para amenizar olheiras. "Compressas de chá de camomila concentrado e bem gelado também fazem bem. Pode-se aplicar com o próprio saquinho de chá", acrescenta Benzecry.

Como o corpo também merece atenção, a dica é esfoliar a pele para remover células mortas. "É possível fazer uma boa esfoliação caseira com um punhado de sal grosso e bastante óleo vegetal. Deve-se realizar movimentos circulares e suaves em todo o corpo. A pele vai ficar muito macia e as energias, com certeza, serão renovadas", ensina a fisioterapeuta dermato-funcional Fernanda Scovino, do Espaço Solaris, na Barra da Tijuca.

Segundo ela, é preciso também dar atenção aos pés. "Após higienizá-los, é bom fazer um escalda-pés. Misture água morna e sais de banho e deixe os pés descansarem por 15 minutos", orienta. Finalize o dia com um banho terapêutico no chuveiro, com ervas - como camomila - sturadas a óleos essenciais. Os de tangerina, por exemplo, ajudam a atenuar a tensão e irritabilidade. O banho deve ser morno, para liberar as propriedades terapêuticas desejadas.

FAÇA EM CASA

Rosto

Limpeza: 1 pepino, 1/2 litro de água filtrada, 10 colheres (café) de camomila. Cozinhe a camomila e bata no liquidificador com o pepino. Aplique no rosto em leve fricção e lave com água gelada.Hidratação: Misture 1 banana amassada com 1 colher (sopa) de óleo de amêndoa. Deixe na pele por 50 minutos. Lave em seguida. Tonificante: Aplique água de coco gelada. Não precisa retirar para dormir. 

Corpo

Esfoliação: Misture o sal grosso com bastante óleo vegetal em quantidade suficiente para todo o corpo. Esfregue na pele em movimentos circulares e retire o excesso no chuveiro. Banho terapêutico: Coloque ervas (podem ser camomila ou lavanda) em um pedaço de pano tipo voal e óleo vegetal e amarre como um sachê.

Pés

Escalda-pés. Misture em uma bacia água morna e sais de banho. Deixe os pés imersos por quinze minutos. Enxugue-os bem e passe hidratante com movimentos de pressão na sola dos pés.

Automassagem

Use uma bola tipo de frescobol para fazer movimentos circulares pelo corpo. Ajuda a aliviar os pontos de tensão e ainda ativa a circulação sanguínea.


Nenhum comentário:

Postar um comentário