Pages

Ads 468x60px

.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Banho para dar energia e saúde




Transforme esse hábito diário num ritual para eliminar o cansaço e ganhar prazer!




BANHO DE DESCARREGO

Além da necessária higiene corporal, esse momento pode proporcionar a você uma noite de sono mais tranquila ou repor suas forças para um dia atarefado. Na banheira ou no chuveiro, é possível se desligar do mundo, pensar em coisas boas e relaxar. Basta preparar o ambiente (que tal à luz de velas?) e usar algumas ervas ou óleos. Assim, um hábito corriqueiro se transforma em algo mágico e revigorante. Veja a seguir como curtir esse momento só seu.


O BANHEIRO




Apague a luz e acenda velas. Uma musiquinha suave de fundo também é bem-vinda.


A DUCHA

Use ervas aromáticas. Se não tem banheira, a dica é fazer uma trouxinha. Pegue um pano permeável, de algodão grosso, e coloque as ervas dentro. Pendure a sacolinha na ducha do chuveiro para que a água passe ali antes de cair sobre seu corpo. Refresca que é uma beleza!


A TEMPERATURA

Prefira banhos mornos, que ativam a circulação e relaxam os músculos.




CARINHO NO CORPO




Buchas naturais fazem o sangue fluir e dão energia. Faça uma massagem com movimentos circulares e suaves, sempre de baixo para cima (movimentos da drenagem linfática). Sabonetes artesanais também ajudam. Eles têm glicerina, essências e óleos naturais, que dão aquele bem-estar.




MENTE TRANQUILA




Ponha na banheira gotas de óleos essenciais (rosa, alfazema e camomila são calmantes) e fique submersa por dez minutos. Na falta de banheira, use um difusor e inale o vapor. É extremamente relaxante!


TIPOS DE ERVAS




A terapeuta Janice Pizziollo ensina a relaxar usando as ervas adequadas:


- Alecrim:
Alivia o cansaço.


- Erva-doce-
Traz boas energias.


- Eucalipto e menta
Aliviam o cansaço físico e mental.


- Guiné
Dá proteção.


Lavanda e camomila
Diminuem a tensão.


Melissa e erva-cidreira
Garantem um sono tranquilo.


Orégano
Conhecido como tempero, também é indicado para aliviar dores musculares e reumáticas.


Capim-limão
Diminui a ansiedade.


O BANHO DE SAL GROSSO

Ele lembra um relaxante banho de mar e é usado tradicionalmente para afastar energias negativas. Amorne uma vasilha de água, ponha três punhados de sal grosso e deixe do lado do chuveiro. No fim do banho de sempre, derrame a mistura do pescoço para baixo.




OFURÔ









O banho de imersão tradicional japonês, que sempre foi elogiado por suas qualidades terapêuticas, ganhou aspectos ainda mais relaxantes com a inclusão de sais, pétalas de flores e óleos com essências. Os banhos de imersão, como o ofurô, têm qualidades terapêuticas que incluem alívio das dores musculares, ativação da circulação sanguínea, estimula a atividade das células, fortalece os tecidos e oferece uma sensação geral de bem-estar. A sensação é que todo estresse vai embora e o corpo emerge limpo e fresco. Bastar sentar então e deixar o corpo imerso até a altura do queixo por mais ou menos 20 minutos.


Depois disso, é interessante sair da água e relaxar até que a temperatura volte ao normal. A água quente ajuda a estimular a circulação. O corpo passa por um processo de vasodilatação e normalmente a pressão cai, permitindo um relaxamento mais intenso. Nesse momento é que entram em cena os outros sentidos, como odor, absorvendo os odores de frutas, flores e óleos -- oferecidos.


Os hidroterapeutas aconselham que o tempo médio de duração de um banho deve ser em torno dos 20 minutos. A temperatura deve ficar por volta dos 38º C de acordo com cada pessoa e cada caso. Em princípio, qualquer pessoa pode fazer um banho de ofurô, mas as mulheres grávidas, pessoas com problemas cardíacos podem consultar o médico antes de se entregar a essa forma de relaxamento




O banho torna-se ao mesmo tempo em que se higieniza um ritual especialmente íntimo em que se entrega á água percorrendo pelo seu corpo, relaxando, tirando o cansaço e equilibrando a energia para uma boa noite de sono ou renovando-te para desafios do dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário