Pages

Ads 468x60px

.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Conselhos contra o estresse



O ritmo de a que estamos sujeitos nos nossos dias é verdadeiramente assustador. Deixa-nos tão pouco tempo livre.


As corridas diárias para os transportes públicos, as filas do trânsito, as lutas no emprego, humilhações, frustrações, contrariedades, o sentimento de ser dominado, a solidão, um fracasso matrimonial, a morte de alguém mais chegado, as dificuldades financeiras, e enfim as loucuras do cotidiano, atuam em nós como um martelo, arrasando as nossas defesas físicas e psíquicas. É isso o "stress"! Que fazer perante esta roda viva atribulada?


Eis algumas sugestões:

1-) Procure entender o que lhe causa "estresse"


Só reconhecendo conscientemente o que mais o afeta pode tentar evitá-lo, ou conseguir ajudas e construir defesas. Prevenir as situações difíceis inúteis. Reações ou decisões "a quente" tendem a ser precipitadas e? demasiado "stressantes".


2-) Arranje algum tempo para si, seja você mesmo


Diariamente, semanalmente ou mensalmente, conforme o que parecer mais vantajoso, dentro das suas possibilidades, guarde algum tempo, pouco que seja, para se conhecer a si próprio e pensar ma sua vida. Seja você mesmo: não se deixe levar pelas imagens de personalidade de sucesso, e não se deixe tentar a fazer uma comparação constante com os outros: valorize o que há de positivo em si.


3-) Procure realizar os seus objetivos, mas avalie as suas possibilidades ou dificuldades


Não exija de si o que não pode dar, nem deixe que outros o exijam. Tente diversificar as suas atividades: isso será estimulante para si e ajudá-lo-á a ultrapassar e a contornar os obstáculos, em vez de se deixar enrolar por eles. Reconheça os seus limites e não hesite em pedir ajuda concreta, quando em stress excessivo, à sua rede de amigos, às redes de apoio comunitário, ao seu médico de família, ou mesmo a um especialista.


4-) Não reprima os seus sentimentos, emoções ou opiniões


Não guarde raiva nem rancor. E não deixe os seus problemas em suspenso: procure resolvê-los. Não os leve dias seguidos para a cama, pensando que a almofada é boa conselheira: resolva-os antes de se deitar, e não hesite em procurar um ombro amigo onde encostar a cabeça!


5-) Procure gerir o seu tempo e saiba aquilo que tem de enfrentar diariamente


Se não conseguir prevenir ou evitar as situações que lhe causam stress, e de modo algum pense acabar totalmente com ele! Um pouco de stress e emoção parecem ser essenciais nesta vida e sem eles tudo seria demasiado cinzento ou não andava. Por outro lado, "tudo o que é demais não presta", como diz o nosso povo.


6-) Pare e reflita se começar a sentir-se irritado ou fatigado quando acorda


Se tem insônias ou ansiedade: interrogue-se sobre o seu estilo de vida, e o que pode fazer para o corrigir. Um bom conselho: use o seu sentido de humor em face de determinadas contrariedades.


7-) Aprenda a quebrar a tensão recorrendo à melhor "pílula anti-stress"


Atividade física diária, pelo menos um pequeno passeio a pé, ou ginástica ou desporto (tênis, vôlei, ciclismo, natação) para, numa palavra, espairecer.


8-) Não se esqueça de que um dos perigos do stress está em facilitar acidentes


De toda e qualquer espécie (no trabalho ou no lazer, no desporto ou na condução), ou mesmo violência.


9-) Coma devagar uma alimentação equilibrada


É importante que esteja bem alimentado, sem excessos. É importante que pare para comer, e, se possível, faça um pequeno passeio a seguir.


10-) Os Centros de Convívio ou de Acolhimento, de Igrejas, de Autarquias ou de ONGs


Representam ajuda importante para o combate ao isolamento, e ajuda para vencer o stress e a angústia que se lhe associam. Isto sem esquecer os seus amigos e familiares. Eles são da maior importância, dar-lhe-ão apoio e pequenas recompensas, por palavras ou por gestos. Fortaleça todas as relações.


11-) Terapias e massagens relaxantes


Agende uma massagem e aproveite para fechar um pacote de 10 sessões que além de tratar problemas relacionada á dores que tenham origem do estresse, é preventivo.


Agora que conheceu algumas dicas, não se desgaste porque não vale a pena se descuidar da sua saúde! O tempo ajudará a resolver cada questão com calma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário