Pages

Ads 468x60px

.

sábado, 5 de junho de 2010

Progressiva que deu errado, livre-se disso




Soluções, como usar o xampu adequado, concertam efeitos indesejados


A escova progressiva virou a queridinha da turma feminina que adora madeixas lisinhas e não quer ficar no estica e puxa do secador ou da prancha. A técnica garante que o cabelo fique liso e sem volume por, em média, 3 meses. Mas e quando a escova não dá certo?


"Como a progressiva está em alta, as pessoas fazem muitas vezes sem pensar em como ficará o resultado final e sem escolher um bom profissional. Atitude que pode resultar em fios quebrados ou esticados, provocar alergia no couro cabeludo e até problemas respiratórios", explica o cabeleireiro da marca de escovas Condor, Gennaro Preite.


Mas não precisa arrancar os fios quando o resultado não agrada. De acordo com a cabeleireira Cris Gomes, do TEZ Esthétique et Coiffeur, de São Paulo, é possível reverter os problemas da progressiva que deu errado. "Existem várias técnicas para recuperar a saúde dos fios. Como a reconstrução capilar à base de produtos como queratina e argila branca. O importante é remover os resíduos dos fios, ajudando na diminuição do efeito da progressiva", afirma.


ESCORRIDOS DEMAIS

Quando o cabelo perde todo o movimento por causa da progressiva e fica liso demais, não existem métodos químicos (seguros) que possam reverter o resultado. Mas pequenas ações garantem movimento e ondas para os fios. "Fazer um coque e passar o secador pode ser uma boa alternativa para dar melhor caimento aos fios. Também vale passar uma mousse modeladora nos fios e amassá-los para dar um efeito ondulado", sugere o profissional Cris Gomes. "A mulher também pode usar um leave-in e um sérum (reparador de pontas) ou optar pelo baby liss. Um bom corte de cabelos também pode ajudar a tirar o efeito chapado", diz o especialista.


Cabelos que não apresentam nenhuma química são os que mais sofrem com esse problema, já que as escamas fechadas não colaboram com o processo da progressiva. Mas o cabeleireiro Gennaro Preite, da Condor, explica que o profissional deve refazer o procedimento quando o cabelo não apresenta nenhuma mudança.


"Quando a progressiva não pega, o profissional é o responsável e precisa refazer o trabalho. Vale lembrar que os produtos não devem causar nenhum dano para os cabelos, mesmo se usados mais de uma vez em um intervalo de tempo pequeno", explica.


Mas, algumas dicas deixam seu cabelo mais bonito, antes mesmo de você decidir fazer tudo de novo. "Mesmo que a progressiva não saia como o esperado, mesmo assim o volume vai ser reduzido. Minha dica para quem sofreu com esse problema é usar o secador para estimular um caimento natural dos fios", explica Gennaro Preite.


OS FIOS FICARAM PESADOS


O objetivo da progressiva é diminuir o volume e deixar os cabelos disciplinados, mas em alguns casos ela pode deixar a cabeleira com aspecto pesado em razão da adição de produtos não específicos para cada tipo de cabelo. Quando isso acontece, é preciso usar xampu de limpeza profunda (anti-resíduos), em média, uma vez por semana. Fazer hidratações à base de queratina, aminoácidos da seda, silicone e pantenol também são recomendados."A hidratação é uma boa reconstrutora da porosidade da cutícula", diz o cabeleireiro da Condor.


Agora que você sabe como fazer nesses casos, calma que tem solução!

2 comentários:

  1. fiz escova progressiva e meu cabelo ficou todo frizado, sendo q tinha cabelo liso com pouco volume, agora meu cabelo parece afro ..pq???

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    O que você pode fazer é conversar com o profissional responsável pela progressiva em seus cabelos, pode ter vários motivos pelo resultado. Refazer ou procurar outro salão especializado.
    Boa sorte e obrigado pela visita!
    bjs.

    ResponderExcluir