Pages

Ads 468x60px

.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Atenção especial à pele no verão


Confira 15 dicas que vão ajudá-la a ter uma pele bonita e saudável na estação mais quente do ano
Não se esqueça de usar protetor e chapéu quando for à praia. Sua pele agradece!


Sua pele merece carinho nos 365 dias do ano. Mas no verão é preciso atenção redobrada! Afinal, sol, cloro, areia e mar podem deixá-la ressecada, áspera, sem viço. Para evitar isso, filtro solar e hidratantes são indispensáveis. Veja outras dicas para deixar a pele luminosa, macia e radiante!


1-) CAPRICHE NA HIDRATAÇÃO!

Para repor a água perdida, use hidratante após o banho, com o corpo ainda úmido, em movimentos circulares do pescoço aos pés.


2-) ACERTE NO PRODUTO

"Escolha hidratantes com ureia, vitamina E, óleo de amêndoas, aveia, silicone, extratos de camomila e calêndula, que retêm água e impedem a desidratação da pele", diz a dermatologista Ligia Kogos.


3-) USE GEL, CREME OU LOÇÃO


Observe sua pele: as secas pedem hidratantes em creme, as oleosas e mistas combinam com gel ou loção, e as normais podem usar qualquer tipo de consistência.


4-) DÊ ATENÇÃO ESPECIAL AO ROSTO

Se exagerar no filtro e nos cremes, surgem cravos e espinhas. "Use um sabonete à base de ácido salicílico, que limpa e reduz a produção de oleosidade da pele. Prefira cosméticos oil free ou com toque seco", orienta a dermatologista Graça Silveira.


Nenhuma parte do corpo pode ser esquecida na hora da hidratação

5-) LEMBRE-SE DOS COTOVELOS, JOELHOS, CALCANHARES E PÉS


Para evitar a pele "craquelada", o dermatologista Adilson Costa indica cremes com ureia, lactato de amônia, vitamina E e silicone.


6-) NÃO SE ESQUECA DO COLO, PESCOÇO E MÃOS


Essas áreas ficam diretamente expostas ao sol. Resultado: rugas e manchas. Para se proteger, use protetor solar e hidrate. No colo e pescoço, use o mesmo creme do rosto. Nas mãos, use um hidratante próprio para a região.


7-) VALE USAR ÓLEO CORPORAL, SIM!

"Fundamental na época do calor, ele forma uma película protetora sobre a superfície da pele, prevenindo a desidratação", explica Adilson. Para evitar que a pele fique engordurada, aplique umas gotinhas nas mãos, esfregue-as e espalhe no corpo molhado, após o banho, no boxe. Enxágue rapidinho em seguida.


8-) TENHA A PELE LIVRE DE PELOS

Fuja do sol nas 24 horas após a depilação com cera quente ou fria. O produto pode manchar a pele. Nesse período, evite o mar e perfumes, e previna irritações.


9-) APOSTE NO BRONZE


"No liquidificador, bata um copo de suco de laranja e cenoura. Tome pela manhã, diariamente e garanta um lindo bronzeado", ensina Ligia Kogos. Outros alimentos que caem bem nessa época: abóbora, batata-doce, beterraba, manga e mamão.


Beber água ajuda tanto na hidratação interna, quanto externa

10-) HIDRATE DE DENTRO PARA FORA

Beba muita água, de preferência entre dois e três litros por dia. Dessa forma, a pele mantém a hidratação, e a probabilidade de ressecar é muito menor.


11-) EXAGEROU NO SOL E FICOU ARDIDA?

Limpe a pele com água fria e passe um hidratante para aliviar o ardor, reduzir a "vermelhidão" e impedir o ressecamento. Os cremes com aloe vera e pantenol são boas opções. Mas evite as loções que levam álcool na fórmula, e desidratam ainda mais a pele. E, se quiser uma solução caseira, faça uma compressa com chá de camomila bem gelado.


12-) TOME SOL, MAS FAÇA ISSO COM MODERAÇÃO!

Resista ao sonho de ficar bronzeada em um único dia. Lembre-se: a cor vai embora num piscar de olhos, mas as manchas, sardas e marcas de envelhecimento ficam para sempre.


13-) DESCASCOU? EVITE PUXAR AS PELINHAS


Durante o banho, massageie a pele suavemente, com as mãos, para que a pele vá se soltando naturalmente", ensina Ligia Kogos. Mas não use buchas, que agridem a derme.


14-) FAÇA UMA ESFOLIAÇÃO NOTA MIL!

Uma semana antes de se bronzear, passe esfoliante corporal. Ele remove as células mortas, deixando a pele lisa e pronta para um bronzeado uniforme. Além disso, melhora a absorção dos princípios ativos do hidratante e reduz o aparecimento de pelos encravados. Para preparar um esfoliante caseiro, misture 1 col. (sopa) de mel com 2 col. (sopa) de açúcar e 1 col. (chá) de óleo de amêndoas. "Aplique na pele úmida, com movimentos circulares, e enxágue", ensina a dermatologista Silvia Zimbres, de São Paulo.


15-) BANHO QUENTE, NEM PENSAR!


"Ele resseca a pele, pois retira a camada de gordura superficial, que serve de proteção natural", afirma Adilson. Os banhos devem ser curtos, mornos ou frios. E use sabonetes neutros, com glicerina e ativos umectantes na composição.


A nossa pele exposta ao sol sem proteção? nem pensar! Um cuidado especial à pele assim como se tem pelos cabelos, cada detalhe vale ser lembrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário