Pages

Ads 468x60px

.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Estresse pode trazer alguns benefícios


O estresse faz um mal danado, mas em pequenas doses ele pode trazer alguns benefícios


Engarrafamento, bronca do chefe, desilusão amorosa, semana de prova, rombo na conta. Seu organismo reage com sintomas comuns nessas situações - ansiedade, nervosismo, insônia, ganho de peso, queda na resistência, dores musculares, cefaleia e envelhecimento acelerado.


Essas sensações podem ser resumidas numa só palavra: estresse, conjunto de reações desenvolvido pelo organismo em momentos que exigem esforço de adaptação. Se o lado negativo do estresse você já conhece bem, está na hora de conhecer o positivo, que a ajuda a ultrapassar limites, turbinar a carreira e, quem diria, melhorar a vida amorosa.


Outro efeito comprovado é o fortalecimento do sistema imune. Em um estudo da Universidade de Ohio, nos EUA, camundongos submetidos a um rápido e intenso estresse ficaram mais fortes para enfrentar uma gripe. Os pesquisadores associaram o resultado ao ser humano, que, sob efeito semelhante a curto prazo, tem reduzidos os ricos de desenvolver diabetes, doenças do coração, câncer e Alzheimer.


O motivo? Quando seu sangue ferve, o corpo entra em estado de atenção e dispara o sistema imunológico para protegê-la contra infecções. Para combater a produção de radicais livres e de hormônios como o cortisol, que arruínam o corpo, o organismo recruta a equipe de limpeza.


"Se o estresse é severo ou prolongado, você não consegue se recuperar", afirma o neurocientista Mark Mattson, do National Institute on Aging, nos EUA, em entrevista à revista WOMEN'S HEALTH. "Mas, se tem vida curta, o sistema imunológico se livra dos sinais e continua tendo energia suficiente para se reerguer todos os dias."


Cuidar da rotina e não se sobrecarregar é essencial para usar o estresse do bem
Foto: TV Globo/Divulgação
Além de levá-la adiante, o estresse de baixa intensidade prolonga a vida e freia o envelhecimento acelerado. Confira abaixo as diferenças entre o estresse do bem e o estresse do mal, e entenda como eles agem no seu organismo:


ESTRESSE DO MAL


Ele afeta os domínios sociais, físicos e psicológicos. Fique atenta aos sinais:


FISIOLÓGICOS

Curto prazo: aumento da produção dos hormônios catecolamina e cortisol, que elevam o risco de pressão arterial
Longo prazo: hipertensão arterial, doenças cardíacas, úlceras, asma, gastrite e insônia


PSICOLÓGICOS

Curto prazo: ansiedade, tristeza, irritabilidade e insatisfação no trabalho
Longo prazo: transtornos de ansiedade, quadros de depressão e burnout


COMPORTAMENTAIS


Curto e longo prazos: rupturas de relacionamentos, fobia social, incapacidade de dialogar e escutar, absenteísmo no trabalho e consumo de bebidas


ESTRESSE DO BEM


Em doses moderadas, o estresse traz diversos benefícios:


TRABALHO


Faz com que você utilize suas capacidades no limite, produzindo mais e melhor. Com isso, a possibilidade de promoções sobe bastante


ESPORTE


Auxilia no desenvolvimento de aptidões físicas e na promoção do bem-estar


RELACIONAMENTO AMOROSO

Facilita a adaptação do casal e faz com que você vivencie a relação mais naturalmente, aumentando a chance de quesitos como afetividade, sexualidade e companheirismo funcionarem harmoniosamente


AMIZADE E RELACIONAMENTO FAMILIAR


Torna as relações mais respeitáveis e faz com que se dê mais valor




De alguma forma devemos passar a controlar o estresse, buscar qualidade de vida e levar a vida com mais otimismo, afinal amanhã será um outro dia bem melhor que hoje! Viva bem....

2 comentários:

  1. Por isso de vez em quando rola uma irritação..
    Não posso fugir disso..
    Parabéns e obrigado pelas informações !!!!!
    Grande abraço !!!!!

    ResponderExcluir