Pages

Ads 468x60px

.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Evite o estresse de final do ano

Aproveite este momento para curtir as festas e esquecer os problemas


Todo ano, nesta época de festividade é comum vivenciarmos as seguintes experiências: enfrentar shoppings, lojas e supermercado superlotados, ruas invadidas por uma multidão de pessoas apressadas, trânsito caótico, gritos dos camelôs, inúmeros convites para festas de confraternização, confusões familiares a respeito da ceia natalina e uma comilança desenfreada que acaba resultando em quilos a mais na balança.


Como resultado disso temos um elevado grau de estresse, ansiedade, pânico e depressão nas pessoas.


Mas então, como fazer para superar essa fase sem que ocorram desgastes físicos e psicológicos?
Mudando a maneira como nos relacionamos e vivenciamos essas experiências.


Reserve alguns minutos do dia para relaxar, ouvir uma música, praticar esportes, passear no parque e dedicar-se a atividades que lhe dão prazer


1-) Tudo bem que contra o trânsito e a multidão nas ruas não há solução, mas o importante é procurar manter a paciência e ao sair de casa conscientizar-se de que haverá alguns transtornos, mas que eles não serão suficientes para atrapalhar o seu dia e acabar com a sua felicidade.


2-) Quanto às confraternizações, compareça somente aquelas cujas pessoas presentes você tenha um grande carinho e amizade, pois qual é o sentido de ir a uma festa de confraternização para criticar o cardápio, o local e as pessoas presentes?


3-) Os conflitos com a família devem ser contornados com muita diplomacia e cuidado para que você não extravase nos outros o seu estresse e nervosismo. Procure ser tolerante com as diferenças de opinião e ao invés de ficar alimentado discussões, aja de forma conciliadora, afinal não vale a pena afastar-se de alguns membros da família por teimosia e intransigência de opinião.


4-) Se há divergências sérias na família, nas quais você não esteja envolvido, combine o almoço com um e o jantar com outro, para que você não sofra por não rever os parentes e nem compre uma briga que não é sua.


5-) Com relação aos excessos na comida, procure transmitir o prazer de saborear um doce ou um assado, pelo prazer da companhia da sua sobrinha, avó, tio e neto que você tanto gosta. Encare a comida como coadjuvante e não como atração principal da festa.


6-) Se mesmo assim você não conseguir resistir às tentações e achar que somente um pedaço é pouco, lembre-se que independentemente da quantidade que você comer, a rabanada ou o panetone irão acabar e você em algum momento terá que parar de comer. Então, porque não se deliciar com apenas uma fatia como se ela fosse a última?


7-) Por fim, reserve alguns minutos do dia para relaxar, ouvir uma música, praticar esportes, passear no parque e dedicar-se a atividades que lhe dão prazer, afinal você merece essa recompensa após um ano de muito trabalho e realizações.


Milena Lhano é terapeuta floral, fitoterapeuta, grafóloga e iridóloga


Relaxe, descanse e esteja inteira ! Evite se estressar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário