Pages

Ads 468x60px

.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Muito tempo na frente do computador?


Acompanhe tudo o que acontece no corpo quando a gente fica muito tempo em frente ao computador


1-) OLHOS RESSECADOS


O número de piscadas cai até 30% durante o trabalho em frente ao computador. Assim, ocorre uma rápida evaporação do filme lacrimal, uma fina camada de água que recobre os olhos. A córnea, então, fica seca. Daí, o olho pode ficar irritado, já que há menos proteção. Qualquer partícula de poeira causa incômodo e a visão pode ficar embaçada.


2-) CANSAÇO VISUAL


Para ler as informações na tela, a gente, sem se dar conta, faz um grande esforço. Depois de horas e horas de leitura, os músculos que sustentam o cristalino, lente responsável por focar o que vemos, entram em fadiga, deixando a visão turva e desfocada. Luz de mais ou de menos também contribui para o desconforto, porque a pupila tem de se fechar ou se abrir mais para controlar a passagem dos raios luminosos.


3-) PESCOÇO TENSIONADO


A flexão exagerada do pescoço sobre a tela é ruim para os músculos da região. Eles tendem a ficar contraídos e duros, como esponjas que retêm água, e não conseguem voltar rapidamente a seu formato original.


4-) POSTURA E COLUNA


Quando sentamos inclinados em direção à tela do computador e em cadeiras inadequadas, a curvatura da lombar fica mais plana e a curva das vértebras cervicais, mais acentuada, em forma de corcunda. Os músculos são tensionados e pressionam os nervos da coluna, causando dor nas costas. Depois de muito tempo sendo tracionada, a musculatura relaxa e a tensão vai toda para os ligamentos. A sensação de queimação, ou dor do arrancamento de prego, como também é conhecida, aumenta progressivamente.


5-) TENDÃO LESIONADO


Muito comum, a LER (lesão por esforço repetitivo) inclui uma série de problemas, como tendinite (inflamação dos tendões dos dedos e punhos), tenossinovite (inflamação de membranas dos tendões) e bursite (inflamação das bursas, almofadas que permitem o deslizamento dos tendões).


6-) INCHAÇO NAS PERNAS


Esta posição pressiona os vasos da coxa e, dessa forma, torna-se mais difícil para o sangue fazer o caminho de volta para o coração. Ele fica represado nas veias, que se distendem e permitem a passagem de água para os tecidos, inchando as pernas.


7-) BARRIGA SALIENTE
Quando a musculatura das costas fica tensionada, caso de quando a gente se senta horas a fio diante do PC, os músculos do abdômen acabam relaxados. Aí, sem a prática regular de exercícios físicos, a barriga começa a exibir sinais de flacidez e se transforma em um alvo fácil para o acúmulo de gordura.


Consequências que afetam o corpo todo apesar do computador ser tão essencial, precisamos nos movimentar a cada 2 horas para evitar esses problemas! Se possível, procure se alongar a cada 30 minutos.
Fonte: Revista Saúde

2 comentários:

  1. Minha nossa, tenho que tomar cuidado, pois minha barriguinha ta crescendo e passo horas na frente do pc.

    Os danos causados a mim sempre são as dores de cabeça, furmigamento nas pernas e dores as costas.

    valeu por lembra dos meus erros.
    ate mais, ótimo post.

    ResponderExcluir
  2. Caro Hudson,
    É assim mesmo! As consequências são diversas, nem sempre damos importância a nós mesmos... É bom começar a tomar cuidado enquanto é jovem!

    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir