Pages

Ads 468x60px

.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Sua saúde é a prioridade nas festas


Certos exageros típicos do fim de ano podem provocar muitos problemas - veja como evitá-los e mantenha a boa saúde nas férias


INCHAÇO



O que causa?
Ingerir em excesso comidas industrializadas cheias de sódio - como molhos prontos, embutidos e até biscoitos - provoca retenção de líquidos e inchaço nas pernas e mãos.



Como evitar?
"Beba muita água, chás e sucos naturais. Comer frutas ricas em água - melão e laranja, por exemplo - também ajuda a limpar e a diluir o excesso de sal", diz a nutricionista Thaís Seabra.


RESSACA



O que causa?
A ressaca, basicamente, é provocada por exagero na ingestão de álcool. É possível senti-la quando você mistura diferentes bebidas ou as toma com o estômago vazio. Os sintomas são dor de cabeça, enjoo e vômitos.



Como evitar?
"Se pretende beber bastante, intercale as doses com muita água. Ela diluirá o álcool no organismo", explica Thaís Seabra. Vale lembrar também que não é bom tomar sol quando se está de ressaca, pois os sintomas podem ficar piores.


INTOXICAÇÃO ALIMENTAR




O que causa?
Ela aparece após a ingestão de alimentos malconservados ou preparados em más condições de higiene. Entre os sintomas: náuseas, vômitos, diarreia e até perda de peso.



Como evitar?
"Não coma pratos que ficaram muito tempo fora da geladeira", aconselha a nutricionista Juliana Watanabe. Ao jantar fora, observe se os funcionários usam luvas para manipular a comida e se os alimentos perecíveis (como carne e peixe) estão em ambiente refrigerado.


DESIDRATAÇÃO



O que causa?
A desidratação é resultado da perigosa combinação de bastante sol com pouca água e muito refrigerante ou cerveja. O organismo acaba perdendo água em excesso - e é a água que mantém a temperatura do corpo estável, evitando que ele ferva no verão ou congele no inverno. Por sua vez, pode ter consequências gravíssimas, como fraqueza, tontura, insolação, diarreia, vômito, desmaio e até convulsão.



Como evitar?
"Tome bastante água mesmo - e não apenas líquidos em geral, como sucos ou refrigerantes", alerta a nutricionista Cristiana Andreoli.


GANHO DE PESO




O que causa?
Um conjunto de fatores, como o aumento de retenção de líquidos e os açúcares presentes nas bebidas alcoólicas e, principalmente, nas gorduras de alimentos. Tudo isso possivelmente se transforma, sim, em alguns quilinhos a mais. É claro que isso não acontece do dia para noite, mas os exageros cometidos nas festas de final de ano podem deixar marcas por um bom tempo.



Como evitar?
"Calma: não é preciso deixar de saborear a ceia ou ficar longe da farra do Réveillon! Basta equilibrar suas refeições. Se for saborear um prato à base de carne, por exemplo, escolha apenas um tipo. Não misture pernil com chester e peru, por exemplo", avisa Juliana Watanabe. Caso tenha exagerado nos doces numa noite, segure a vontade por uns dias.




Realmente depois das festas, os dias seguintes tem sidos terríveis não é mesmo? Nada melhor do que se prevenir e estar inteiro para mais um dia.... Vá com calma!

4 comentários:

  1. Olá Roberto !!!

    Adorei as dicas, são muito úteis não só nesta época de excessos, mas para levarmos conosco durante todo o ano !!
    Obrigada por compartilhar conosco !
    Um abração !! :)

    ResponderExcluir
  2. Sim, as festas são uma tentação para exagerar em tudo e depois vem as consequências... Acredito que no Natal e Revellion se exageram além do normal.

    gde abs.

    ResponderExcluir
  3. Tenho que concordar com você uma vez que minha saúde é a prioridade nas festas e sua dicas conforme pude conferir são importantes além de farem alguns alertas e evidenciar a reflexão da importância de se ter alguns alguns, valeu!!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo comentário! Sempre será prioridade a nossa saúde, apesar de algumas vezes esquecermos da gente!
    abs.

    ResponderExcluir