Pages

Ads 468x60px

.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Noites mal dormidas prejudicam o emagrecimento


Poucas horas de sono afetam a atividade de dois hormônios que controlam o apetite


Dormir bem é tão importante para o bem-estar quanto comer de forma equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente e administrar o estresse.


Nossas avós já diziam que é importante dormir bem para poder crescer e ter boa disposição. E elas sempre tiveram razão.


A ciência já demonstrou há um bom tempo que a liberação do hormônio de crescimento (GH) é maior durante o período do sono, contribuindo para não só para o crescimento como também para o bom desenvolvimento dos ossos e músculos.


Será que dormir poucas horas ou ter uma má qualidade do sono pode dificultar sua perda de peso e até fazer com que você engorde? Pesquisas realizadas nos últimos anos indicam que sim, e identificaram dois hormônios que estão envolvidos diretamente nesse processo: Leptina e Grelina.


A privação crônica do sono parece realmente dificultar a perda de peso ou também a manter o peso ideal


A Leptina, que é produzida principalmente pelo tecido gorduroso, regula o seu apetite enviando sinal ao cérebro, indicando que você já comeu o suficiente e seu estômago está cheio. Quando você dorme pouco, seus níveis de Leptina podem diminuir, favorecendo o aumento da necessidade de comer.


Já a Grelina, conhecida como hormônio do jejum, é produzida por células especificas do estômago e estimula o seu apetite. A falta de sono costuma elevar a produção de Grelina, consequentemente aumentando a fome.


Esse hormônio é tão importante que atualmente existe uma técnica de cirurgia bariátrica na qual é retirada parte do estomago, onde estão essas células que produzem grelina.


É claro que existem muitos outros fatores que podem contribuir com o aumento do peso, incluindo má alimentação, falta de exercícios físicos e certas condições médicas.


Procure fazer a ultima refeição do dia pelo menos duas horas antes de dormir para que o processo digestivo não atrapalhe seu sono; a pratica de exercícios físicos regulares leva à liberação de mensageiros químicos conhecidos como endorfinas, que trazem sensação de bem-estar e melhoram o padrão de sono.


A privação crônica do sono parece realmente ter papel importante no sentido de dificultar a perda de peso e também manter o peso ideal.


Levando em conta que a obesidade é um fator de risco para o desenvolvimento de varias doenças, incluindo a apnéia obstrutiva do sono, é importante que você considere se está dormindo e entenda que o sono é fator determinante para ter boa saúde.

5 comentários:

  1. Tens razão. Sofro de insônia sempre na eminência de alguma prova(certame). Faço das tripas coração em tentar dormir por saber que a minha concentração no dia seguinte dependerá e, muito, da boa noite de sono que eu tiver.
    Parabéns pelo rico texto.

    ResponderExcluir
  2. Roberto,

    Muito boa a sua matéria, mas se dormir pouco atrapalha no emagrecimento, eu vou precisar mudar... Vou ter que começar a diminuir minhas horas de sono, pois eu durmo muito e não consigo emagrecer... Então, dormir muito acaba engordando... rss

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  3. olá guri
    bah tchÊ
    se for mesmo assim
    oto corrndo o risco de virar um popotinhuu
    daqueles bem gordinhus kkkkkkkkk
    mas bah q nomes leptina grelina


    bjim guri
    e num esqueça bons sonhos hehe

    ResponderExcluir
  4. Nossa ultimamente ando dormindo mal,eu nao sabia disso,mais agora vou me cuidar...,nada melhor que uma boa noite de sono.e qdo durmo mal realmente no outro dia eu fico exausta e da uma fome rsrsrsr

    ResponderExcluir
  5. Olá amigas!
    Pois o sono pode sim influir no emagrecimento desde que mal dormidas, e é verdade que bate aquela fome no meio da noite e você ataca a geladeira. Piora quando você come e volta para cama imediatamente porque tornando lenta a digestão e aumento de calorias.
    Obrigado pelos comentários.
    bjs.

    ResponderExcluir