Pages

Ads 468x60px

.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Frozen ou sorvete? Faça a escolha certa

O frozen pode até ser menos calórico, mas também tem suas desvantagens
No verão, sempre procuramos escolher alimentos leves e refrescantes, como o sorvete ou o frozen yogurt. Sabemos que o frozen é, dentre os dois, a opção mais magra. Para cada 100 gramas, são 88 calorias contra 190 calorias do sorvete de creme.

Porém, analisando melhor, perceberemos que, além do sabor, existem outras vantagens por trás desses dois alimentos. Ele trazem benefícios a dieta e a saúde, mas o consumo em excesso exige cuidado. Saiba por que.

AS TÃO TEMIDAS GORDURAS


No quesito "magro" o vencedor disparado é o frozen. Ele tem zero de gordura, enquanto o sorvete tem 16% dos valores diários de gorduras totais em cada 100g (referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ).

Segundo a nutricionista Amanda Epifânio, os sorvetes cremosos são ricos em gorduras, principalmente a saturada. "Além de favorecer o ganho de peso, esse tipo de gordura, quando consumida em excesso, eleva os riscos de doenças cardiovasculares", explica a especialista.

FORTALECENDO OS OSSOS

Os valores de cálcio são significativos: 17% para o sorvete e 13% para o frozen. Além de fortalecer os ossos, o cálcio previne doenças cardíacas, beneficia o sistema imunológico e auxilia na transmissão neurológica.

"Para consumir essa quantidade de cálcio através do sorvete de creme, porém, a pessoa acaba consumindo mais calorias e mais gorduras", ressalta a nutricionista Fabiana Honda, da PB consultoria nutricional, de São Paulo.

CUIDADO COM O SÓDIO

O teor de sódio nas duas sobremesas é o mesmo - 2% dos valores diários para cada. O sódio regula nosso ritmo cardíaco e o volume de sangue no corpo.

Porém, se for consumido em excesso, abre portas para a retenção de líquido e o aparecimento de doenças cardiovasculares, como hipertensão e infarto.


ATENÇÃO AOS NÍVEIS DE COLESTEROL

O colesterol ruim (LDL) dá lugar ao acúmulo de gordura no sangue capaz de formar placas nas paredes das artérias, aumentando o risco de doenças cardiovasculares.

Já as partículas de HDL, colesterol bom, transportam o colesterol das células novamente ao fígado, onde pode ser eliminado pelo organismo, reduzindo o risco cardiovascular.

Comparando o sorvete com o frozen a diferença nos níveis de colesterol não é tão significativa. Temos 5% dos valores diários recomendados no sorvete e 2% no Frozen. Segundo a nutricionista Fabiana, os níveis de colesterol são maiores no sorvete por conta de seus ingredientes de origem animal.


AÇÚCARES

Segundo a nutricionista Fabiana, dos 17g de carboidrato do frozen, aproximadamente 12g vem de açúcares. Em relação ao sorvete de creme industrializado, sabe-se que a maior parte dos 25g de carboidrato da sobremesa vem do açúcar e do xarope de glicose, pois são uns dos primeiros ingredientes que aparecem na lista da embalagem.

O xarope de glicose ou xarope de milho é rico em frutose. A frutose é um tipo de açúcar que depois de absorvido vai para o fígado para ser metabolizado, diferente da glicose que pode ser usada como fonte de energia em todo o corpo. "Por ser metabolizada no fígado, a frutose não estimula os hormônios de saciedade como a glicose circulante na corrente sanguínea, e a pessoa é estimulada a comer cada vez mais", diz Fabiana.

Uma parte desse excesso de frutose no fígado é armazenada como glicogênio hepático, que é carboidrato naturalmente armazenado no fígado, outra parte é usada como fonte de energia no fígado e o resto é transformado em gordura. "Com isso, pode haver aumento dos triglicérides, aumento do colesterol, aumento da gordura no fígado, aumento da gordura na região abdominal e surgimento de obesidade e diabetes" alerta Fabiana.

Fabiana conta que é bom sempre ler o rótulo dos produtos comprados e consumir esporadicamente e em pequenas quantidades os alimentos que contenham esse tipo de xarope. E também evitar os alimentos ricos em açúcar refinado, pois o consumo excessivo também pode trazer problemas a saúde como ganho de peso e diabetes.

FRUTAS X COBERTURAS

É costume pedir sorvetes de massa com uma deliciosa cobertura de chocolate ou caramelo, e no caso frozen não é diferente.

Porém, segundo Amanda Epifânio, cada colher de sopa (20ml) de cobertura contém cerca de 60 calorias, ou seja, quase metade das calorias de uma bola de sorvete de massa e quase a mesma caloria do frozen.

Por isso, o ideal é substituir a cobertura e outras guloseimas do frozen ou do sorvete por frutas naturais. "Pense que você já escolheu o iogurte por se tratar de uma opção mais saudável, então siga a mesma linha e opte por acompanhamentos leves. Escolher as frutas e deixar as coberturas doces e açucaradas de lado é a melhor alternativa", afirma a nutricionista do Dieta e Saúde, Roberta Stella.
Então, escolha sua fruta favorita e se refresque com muito mais saúde.

FLORA INTESTINAL E SISTEMA IMUNOLÓGICO

Alguns iogurtes são suplementados com bactérias probióticas, que tem o potencial de melhorar a flora intestinal, e com o frozen não é diferente.

Porém, Amanda alerta que nem todos os iogurtes possuem essas bactérias - no caso do frozen, vale perguntar para o fabricante.

Agora é só escolher o seu favorito e se deliciar! Não quebre o objetivo da dieta, cuidado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário