Pages

Ads 468x60px

.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Victoza indicada para diabéticos pode auxiliar no emagrecimento?



Ele é indicado para o tratamento de diabetes, mas surge como uma nova opção para quem quer emagrecer. A liraglutida - comercializada sob o nome de Victoza - medicamento recém-lançado no Brasil - vem surpreendendo os endocrinologistas com seu efeito emagrecedor e os efeitos colaterais brandos, muitas vezes imperceptíveis.


A substância é fabricada por um laboratório dinamarquês e está no mercado internacional desde 2009. Já no Brasil, ele foi lançado há três meses, e o estoque enviado ao país teve que ser reposto já na primeira semana.Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Airton Golbert, o sucesso do medicamento se dá devido à sua importante atuação na redução da vontade de comer. "Ele tem dois mecanismos que ajudam no emagrecimento. O primeiro retarda o esvaziamento gástrico e mantém o alimento por mais tempo no estômago. O segundo atua no sistema nervoso central, diminuindo o apetite", explica Airton.


O endocrinologista Flávio Rosalém explica que o Victoza é considerado um medicamento de ponta no tratamento de diabetes tipo 2. O produto é aplicado diariamente, por meio de injeções subcutâneas e não causa dor.O médico indica o remédio apenas para pessoas diabéticas, no controle da doença, e conta que, nesses casos, ele tem pacientes que apresentaram uma redução de peso considerável com o tratamento. Porém, ele aguarda a conclusão dos estudos científicos sobre o assunto e a liberação dos órgãos responsáveis, para prescrever a medicação para pacientes não diabéticos."Temos a orientação de seguir a Sociedade Brasileira de Endocrinologia, que ainda não faz recomendação desse remédio para emagrecer", diz o doutor.


Muitos médicos, porém, já estão prescrevendo a medicação em uso off-label - fora da indicação para a qual ele é oficialmente indicado.Efeito colateralA grande vantagem apresentada pelos pacientes que fazem uso da liraglutida é a ausência de efeitos colaterais fortes, como os provocados pela sibutramina ou anfetamina, geralmente utilizadas para emagrecer.O estudo publicado na International Journal of Obesity revelou que o medicamento não faz mal ao coração, nem provoca redução da pressão arterial.


Além disso, ele não vicia ou afeta a atividade do cérebro, já que atua de forma semelhante a um hormônio produzido naturalmente pelo organismo. O máximo de efeitos colaterais relatados por pacientes foram dores de cabeça e náuseas.O professor Genildo Rangel, de 43 anos, começou a tomar o Victoza há cerca de 2 meses, para tratar o diabetes, e, de lá para cá, já perdeu 11 quilos. "Pela primeira vez na vida, eu deixei comida no prato. Meu apetite realmente diminuiu", conta Genildo, que já teve que fazer vários furos para apertar o cinto.Ele aplica a medicação diariamente, em jejum, e garante que não sentiu nenhum efeito colateral. "Pelo contrário, o remédio aumentou o meu bem-estar".


Perda de peso"Tenho pacientes diabéticos que tiveram uma redução de peso importante com o uso da liraglutida no tratamento da doença", Flávio Rosalém, endocrinologistaMedicamento tem uso restrito, diz AnvisaO Victoza ainda não foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso em pacientes que não têm diabetes, segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Airton Golbert.


O médico, porém, explica que existem pesquisas clínicas que estão sendo finalizadas com o intuito de liberar o uso da medicação apenas com o objetivo de emagrecer."Existem casos em que o médico receita o remédio para fins diferentes dos escritos na bula (off-label), mas ele está sujeito a penalizações se isso causar algum problema ao paciente", conta.Airton também confirma que a liraglutida tem efeito redutor de apetite, mas que não são todos os pacientes que respondem da mesma forma ao uso da medicação.


O presidente da SBEM explica que é comprovado que o Victoza causa uma melhora da secreção de insulina e diminui o glucagon, hormônio que aumenta o teor de glicose na corrente sanguínea.O diabetes tipo 2 é causado, principalmente, pela obesidade. O Victoza atua diminuindo o apetite e controlando os níveis de açúcares no sangue. Por isso, além de tratar o diabetes, o medicamento também tem efeito emagrecedor.O uso, porém, só deve ser feito sob orientação e prescrição médica e, por enquanto, não é liberado para não diabéticos.Médico precisa recomendar a medicação.


O diabetes tipo 2 é causado, principalmente, pela obesidade. O Victoza atua diminuindo o apetite e controlando os níveis de açúcares no sangue. Por isso, além de tratar o diabetes, o medicamento também tem efeito emagrecedor.O uso, porém, só deve ser feito sob orientação e prescrição médica e, por enquanto, não é liberado para não diabéticos.

ANVISA ALERTA


-Leia abaixo o comunicado:


Nos estudos clínicos do registro e nos relatórios de segurança periódicos apresentados a Anvisa, foram relatados eventos adversos associados ao Victoza, sendo os mais frequentes: hipoglicemia, dores de cabeça, náusea e diarréia. Além destes eventos destacam-se outros riscos, tais como: pancreatite, desidratação e alteração da função renal e da tireóide.

A única indicação aprovada atualmente para o medicamento é como agente antidiabético. Não há, até o momento, solicitação na Anvisa por parte da empresa detentora do registro de extensão da indicação do produto para qualquer outra finalidade. Não foram apresentados a Anvisa estudos que comprovem qualquer grau de eficácia ou segurança do uso do produto Victoza para redução de peso e tratamento da obesidade.

A Anvisa não reconhece a indicação do Victoza para qualquer utilização terapêutica diferente da aprovada e afirma que o uso do produto para qualquer outra finalidade que não seja como anti-diabético caracteriza elevado risco sanitário para a saúde da população.

Mais uma novidade que melhor se informar detalhadamente e com fatos comprovados para maior segurança no tratamento. Vamos ficar ligados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário