Pages

Ads 468x60px

.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A sua letra diz muito sobre você



Precisa de uma mãozinha para entender melhor a sua personalidade e o seu momento atual?

Pegue lápis e papel já e decrifre sua letra!

A escrita de uma pessoa pode até ajudar a identificar algumas doenças

A grafologia é usada por várias empresas para contratar ou avaliar os seus funcionários. Esse dado revela a importância que a técnica vem ganhando nos últimos anos. O termo, que significa o estudo da grafia, parte da premissa de que, como o cérebro é a fonte da escrita e só os humanos detêm essa capacidade, o jeito de ser e as emoções atuam sobre o gesto gráfico. Em outras palavras, as minúcias que aparecem no papel manifestam processos mentais inconscientes.



São muitos os critérios de avaliação: de interrupções bruscas a torções e formas das letras, passando por inclinações, força sobre o papel e disposição das linhas. Aspectos como sociabilidade, capacidade de concentração e objetividade também são analisados. É possível usar a prática para vários fins, inclusive autoconhecimento ou julgamento de terceiros. "Há quem recorra ao método para escolher um parceiro", conta o psicólogo José Henrique Camargo (SP).

O que vale é o conjunto
"A grafologia não é uma ciência exata, e sim humana. Nenhum detalhe é visto isoladamente", explica Luísa Medeiros (SP), especialista no assunto há mais de 20 anos. Trata-se de uma técnica que utiliza teorias médicas e psicológicas para realizar e justificar suas interpretações. "Se nossa maneira de andar e falar reflete como somos, por que a escrita não teria esse poder? É uma forma única de expressão, quase como uma digital, que se manifesta inconscientemente", diz José Henrique.

Mas como explicar que a letra mude com o passar dos anos e a essência do indivíduo, não? "Para os nossos olhos treinados, essa alteração não reflete na grafia. A escrita continua a mesma, só que com algumas adaptações em função da idade", destaca Luísa.

O comando vem da cabeça

Para os estudiosos, é o cérebro que escreve, e não a mão da pessoa. O perigo de se analisar apenas algumas características da letra, sem uma aplicação mais aprofundada e completa, é errar nas conclusões. "Mais de 300 características são observadas pelo profissional, tanto que a consulta demora, no mínimo, quatro horas", explica Luísa.


Para um diagnóstico benfeito há exigências: documento original, escrita com caneta esferográfica azul ou preta, folha de sulfite e 20 linhas de texto, sempre com assinatura no final. Dados como idade, estado civil, grau de instrução e remédios ingeridos também são solicitados.


"Constantemente leio laudos grafológicos ruins, feitos por principiantes", comenta José Henrique.

Área médica
A escrita pode ajudar a identificar algumas doenças. Segundo estudos realizados, o mal de Parkinson, por exemplo, provoca uma mudança na caligrafia, que torna-se pequena, comprimida e lenta.


Outros diagnósticos são confirmados levando em conta o método - como a esquizofrenia e a histeria, responsáveis pelo rebuscamento nos traços, e a demência, refletida na alternância de padrões acelerados e desacelerados.

A disciplina, chamada grafonômica, surgiu no início da década de 1980 para identificar os processos neuromotores por trás das letras e dos desenhos humanos. "É claro que tudo deve ser confirmado por exames clínicos, já que o grafólogo não faz diagnósticos médicos", salienta Luísa Medeiros.


Analise a sua escrita

Embora vários aspectos devam ser levados em conta no trabalho grafológico, confira algumas dicas para avaliar sua letra:


Forma da letra: letras angulosas indicam autodisciplina e senso de dever apurado; já as arredondadas mostram que a pessoa é flexível.


Tamanho da letra: as pequenas sugerem grande capacidade de concentração, visão para detalhes e timidez; as médias representam quem é extrovertido e sociável; se forem excessivamente grandes, revelam preocupação exagerada com o próprio ser.


Inclinação da letra: as inclinadas para a esquerda indicam alguém mais reservado; as verticais, quem utiliza a razão acima da emoção; as inclinadas para a direita, equilíbrio entre essas duas forças.


Tipo da letra: quando é ilegível, evidencia dificuldade de comunicação ou sentimento de inferioridade; o contrário esconde carência afetiva; falta de pontuação indica personalidade negligente.


Pressão sobre o papel: quem aperta muito a caneta revela agressividade e resistência para trabalhar arduamente; quando a pressão é leve indica indivíduos sensíveis e místicos.

A maneira como escreve tipos de letras que está acostumada a utlizar normalmente pode revelar muito sobre você!

4 comentários:

  1. Interessante! Sempre tive vontade de usar este instrumento como forma de conhecimento pessoal!
    Parabéns pelos 20 anos de dedicação ao assunto.
    Lídice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá liubela,
      Pois é não são apenas nas atitudes que nos conhecemos, a letra diz tudo tb.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  2. olá meu rico

    bah pela pequena descrição

    fecho todas comigo perfeitamente

    sou exatamente do modo que escrevo

    loucura loucura loucura

    bjão meu rico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juci,
      Cada vez mais temos materiais para como nos conhermos melhor, além das atitudes. Podemos corrigir aonde não correspondemos como deveríamos.
      Obrigado amiga pela sua visita.
      bjs.

      Excluir