Pages

Ads 468x60px

.

domingo, 20 de novembro de 2011

A patinação in-line é diversão em forma de exercício


Brincadeira ou esporte?  Equilibrar-se nas rodinhas fortalece glúteos, abdômen, pernas e alivia o estresse!

A patinação in-line é uma das atividades mais completas que existem. Fortalece e define a musculatura dos membros inferiores, exercita a região lombar e abdominal, melhora a flexibilidade, a força, o equilíbrio e a coordenação motora. Por ser uma atividade aeróbica, também queima calorias, de 300 a 500 em uma hora de prática. É um pouco menos que outras modalidades. Uma hora de corrida, por exemplo, queima 800 calorias. Mas a patinação, além de proporcionar os mesmos benefícios, tem a vantagem de causar menos impacto. E, claro, dependendo do esforço do patinador, o gasto pode ser menor ou maior. Para começar, basta aprender a se equilibrar, frear, fazer curvas, andar para trás e principalmente perder o medo de cair. Em uma aula de patinação – que dura em média uma hora – são percorridos em média 8 km. Em um mês, 64 km. Em um ano, 768 km. O equivalente à distância entre Curitiba, no Paraná, e Barretos, no interior de São Paulo.

Modelos de patins

“Patins são um veículo, por isso deve-se escolher o modelo certo”, diz o professor de patinação de São Paulo Anderson Ferreira. A maioria dos acidentes acontece quando os patins não são adequados ao nível de prática, nem aos pés do patinador. Os modelos ideais para quem está aprendendo são os recreativos. O preço desse tipo de patim varia entre R$ 199,90 e R$ 330. Para você não sair estropiada, joelheiras, cotoveleiras e luvas são indispensáveis.

Patinação in-line

De vez em quando, o Brasil é varrido por manias de patinação. Já teve a febre dos patins no gelo, a dos tradicionais (com quatro rodinhas e uma tirinha de couro prendendo os pés!!) e a primeira versão, com o modelo de botas. Agora, há mais um ciclo à vista – em parques e academias, na versão in-line. E atenção para um dado histórico: a primeira patinsmania chegou por aqui em 1900, como uma atividade exclusivamente recreativa e privilégio dos bem nascidos que traziam a novidade da Europa para ringues chiquérrimos que eram ponto de encontro da moçada de São Paulo. O primeiro centro de patinação do mundo foi inaugurado em Paris, na França, em 1876. Não à toa, a cidade continua adepta da mania e, a cada verão, é invadida por rampas e exibições artísticas de rua.

Sonhar com patins

Segundo alguns livros de interpretação de sonhos, sonhar com um par de patins indica a necessidade de movimentar a vida afetiva. Caso o sonho envolva alguém deslizando nas rodinhas, momentos românticos e inesquecíveis estão por vir.

Andar de patins para readquirir a forma física passeando e se divertindo. Melhor que isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário