Pages

Ads 468x60px

.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Aprenda a fazer movimentos que acalmam e curam


Há muitas maneiras de manter o equilíbrio. Algumas estão ao alcance das mãos, como os exercícios a seguir, elaborados com todo o cuidado e técnica pela cinesiologia aplicada– processo terapêutico natural e com enfoque holístico que utiliza o movimento do corpo para desbloquear nós de energia vital e revitalizar corpo e mente.



Despertando a energia vital. Com uma das mãos fechada, bata suavemente, por cerca de 30 segundos, na região do timo, situado logo abaixo da garganta, no eixo central do peito. Faça o exercício inspirando profundamente. Além de promover o relaxamento, como o timo está lado ao sistema de defesa do organismo, você também fortalece a imunidade.





Para acalmar e reequilibrar. esse é um bom antídoto para os dias cheios de aborrecimentos. Pare por um instante, respire profundamente e leve os dedos médio e indicador à regiãodas têmporas. Ali, situam-se alguns pontos neurovasculares. Durante cerca de 30 segundos, dê suaves batidinhas no local, até sentir que a carga de tensão que estava pesando no seu semblante se desfez.



Tranquilizante emocional. Às vezes, muitos pensamentos perturbam a nossa cabeça. Se esse for o caso, coloque uma das mãos espalmada sobre testa e a outra na nuca. “Permaneça na posição até sentir vontade de dar um suspiro profundo”, ensina eunice. O toque frontal ajuda a dissipar tensões que geram vasoconstrição, roubam energia e deixam você com aquela expressão cansada.
O poder do pensamento. Na parte mais saliente do osso parietal, entre a orelha e o topo do crânio, há diversos pontos neurovasculares. Posicione quatro dedos de cada lado, e batalevemente, de forma ritmada, por cerca de 30 segundos. Essa prática promove pensamentos positivos. Quando você mentaliza coisas boas e se sente seguro, acaba exibindo uma expressão tranquila.

Aumento da concentração. “A orelha é uma região repleta de pontos energéticos”, diz a acupunturista Eunice. Quando você os ativa, massageando toda a borda externa, de cimapara baixo e puxando-a para fora, estimula importantes funções cerebrais, como a concentração. Mais foco, menos desgaste. Faça a massagem por 30 segundos e repita a operação na outra orelha.



Controle da ansiedade. Para não acabar com aquela caixa de bombom sozinha ou atacar a geladeira, dê leves toques na região subocular usando apenas um dedo em cada local.Por essa área passa o meridiano do estômago. Essa atividade vai ajudar você a conter o apetite voraz, consequência do turbilhão de tarefas e obrigações que o deixam ansioso demais. Faça por 30 segundos.





Sem o peso do mundo. Quando as tensões ficam presas na nuca e no pescoço, o semblante não disfarça. Para libertar-se, vire a cabeça para a direita, sem forçar o movimento e,olhando sobre o ombro, respire fundo por 30 segundos segurando o trapézio esquerdo com a mão direita. Depois, destrave a musculatura posterior do pescoço colocando o queixo no peito por alguns segundos.



Menos dor de cabeça. Nada pior do que sentir dor. Um jeito de minimizar o incômodo é apertar de leve, com dois dedos de cada mão, a base do crânio. delicadamente, aumentea pressão dos dedos até sentir que a dor já não está tão intensa. “Ou sustente a pressão aproximadamente de 1 a 3 minutos”, diz Marta. Essa prática colabora para dissolver a tensão que faz sua cabeça latejar.



Controle da ansiedade. Para não acabar com aquela caixa de bombom Pescoço e alma soltos. Em pé, leve a cabeça ao ombro e, com o braço esticado à frente, faça o movimento do oito deitado, olhando a mão. Repita cinco vezes de cada lado. “O exercício relaxa o pescoço, melhora a postura e, ao mesmo tempo, aumenta a atenção”, diz Eunice. O movimento da musculatura e dos olhos trabalha a flexibilidade, a fluidez e o desapego de ideias e resistências.

Tudo é válido quando não tem como ir à uma sessão de massoterapia, um tratamento alternativo de emergência, mas claro nada substitui as mãos de um bom profissional.





·          
·         modo slideshowNa prática, são movimentos muito simple

Nenhum comentário:

Postar um comentário