Pages

Ads 468x60px

.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Descubra como o seu corpo funciona na praia



Descubra como o seu corpo funciona na praia
Relaxar na areia é como tirar um feriado para o corpo e a mente - mas fique atenta aos efeitos do sol e do mar sobre você

O sol e o mar provocam diversas reações no seu corpo e na sua mente. Cuide para que todas elas sejam benéficas e curta plenamente o verão!


No primeiro minuto

- A luz do sol estimula o cérebro a produzir endorfina, substância química natural que ajuda a aumentar a disposição física e melhorar o humor.

- Os raios de sol se dividem entre dois comprimentos de ondas: ultravioleta A e B. Ambos se infiltram na pele e são absorvidos pelas células de pigmento chamadas melanócitos. A sensação é boa, mas não se iluda: essas radiações provocam danos no DNA dos melanócitos e em diversas outras partes do corpo. Daí a importância de sempre usar filtro ou bloqueador solar e reaplicá-los com frequência.

- Esses mesmos raios induzem a pele a produzir a vitamina D, um supernutriente. Se o seu dermatologista recomendou o uso de bloqueador solar - e você deve usá-lo! -, a loção estará impedindo a passagem da maior parte dos raios UV e da própria vitamina D. Mas você ainda pode conseguir o seu 0,025 mg diário de vitamina D por meio de alimentos e vitaminas.


Em 30 minutos

- Esqueceu o filtro solar? Muitos de seus melanócitos estão fritos ou começando a se autodestruir. O sistema imunológico passa a enviar um batalhão de células novas. Para que isso ocorra, os vasos sanguíneos se expandem. Lembrete: o filtro solar não bloqueia os raios UV. Para as peles mais claras, o ideal é aliar o filtro ao bloqueador solar.

- Mesmo que você tenha usado filtro solar, os melanócitos que sobraram estimulam a produção de melanina. É isso que faz você ficar bronzeada. A melanina protege as células da pele de mais radiação. Em outras palavras, o seu bronzeado é um mecanismo de autodefesa de seu corpo. (Quanto mais escuro for o seu tom de pele natural, mais melanina você tem e mais lento é esse processo.)

- Enquanto isso, a luz que bate em seus olhos está ajustando o seu ritmo circadiano, o período de 24 horas em que ocorrem as atividades do ciclo biológico. Você deverá dormir bem à noite. Mas esses raios ultravioleta também podem causar queimadura ocular. "Os melanócitos também compõem a cor dos olhos. Quanto mais claros forem, maior a sensibilidade e o risco de lesão", diz a dermatologista Karla Assed, do Rio de Janeiro. Portanto, não se esqueça dos óculos!

Ao longo do dia

- A água salgada pode ajudar você a fortalecer a pele, aliviar coceiras ou inflamações. O ponto negativo é que ela retira o óleo natural da tez. Não hesite em dobrar a quantidade de hidratante após tomar banho.

- A água do mar deixa o cabelo com frizz. Os raios ultravioleta quebram o pigmento de seus fios, deixando você com luzes naturais (e grátis!). Mas cuidado: a luz do sol acaba com a queratina, a proteína que mantém o seu cabelo forte e brilhante.

O dia seguinte

- Se você não usou filtro ou bloqueador solar, seus vasos sanguíneos ainda estão dilatados - e é por isso que a sua pele deve estar vermelha e ardendo. Você pode passar uma camada de aloe vera sobre ela para dar uma aliviada, mas o dano já está feito.

- Com o sistema imunológico baixo, para proteger seus melanócitos, você fica mais vulnerável a infecções. Se tiver tendência a herpes, ele deve estourar. Além disso, seu corpo pode ter problemas em expulsar o DNA danificado, correndo o risco de melanoma (tumor de pele).

- Reaplique o filtro ou o bloqueador solar com frequência. Os raios UVA podem destruir o colágeno e a elastina, tecidos conjuntivos elásticos que deixam a pele flexível. Aí, já viu: chegam a flacidez e as rugas. E não é esse o seu objetivo, certo? Aproveite a praia, mas de forma esperta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário