Pages

Ads 468x60px

.

terça-feira, 21 de maio de 2013

O que são mitos e verdades sobre a celulite




Mitos e verdades sobre a celulite
Ela atinge 90% das mulheres. E todos acham que conhecem a receita para evitar que a situação se agrave. Mas o que é real e o que é papo furado?por


É na adolescência que ela costuma dar as caras. Daí para a frente, a celulite se torna a grande sabotadora das pernas femininas lisinhas. A procura por uma fórmula para combater o aspecto de casca de laranja leva a um troca-troca de informações, dando vazão a várias dicas. Mas como separar o que é fato do que é balela nesse assunto? A resposta está na ciência, interpretada por especialistas. A má notícia é que não há um jeito 100% eficaz de dar um fim à chateação. Mas existem maneiras de amenizá-la, principalmente se o tratamento começar logo depois dos primeiros sinais - e envolver mudança de hábitos.

A tecnologia em favor da pele lisa


É comum associar diferentes métodos para melhorar a eficácia do tratamento. Conheça os mais usados



Ultrassom A carga de energia da máquina penetra até a hipoderme, a camada onde se concentram as células adiposas, e provoca a sua ruptura sem danificar as demais estruturas, como os vasos e os outros tecidos. Por isso a paciente não sente nenhum tipo de desconforto e pode voltar à vida normal em seguida. A gordura cai na circulação e é eliminada pela urina. É possível reduzir alguns centímetros em cada aplicação, mas somente depois de um mês dá para notar o efeito final.

Radiofrequência Ao chegar à parte mais profunda da pele, ela age em duas frentes: ataca as células de gordura e aquece o colágeno, fazendo com que ele se remodele automaticamente. Assim, melhora a flacidez e a textura do tecido e ajuda a redefinir o contorno corporal. Como a radiofrequência estimula a fabricação de novas fibras de sustentação, notam-se resultados até seis meses depois da aplicação. O tratamento não provoca dor, apenas pode deixar a região tratada levemente avermelhada.


Infravermelho + Radiofrequência + Massagem A máquina reúne três mecanismos de ação e, assim, garante melhores resultados. A massagem, feita por sucção e rolamento, age como uma drenagem linfática, combatendo a retenção de líquido soltando as traves fibrosas que repuxam a pele. Os raios infravermelhos contraem as fibras de colágeno, deixando a pele mais firme. A radiofrequência, por sua vez, penetra mais fundo e, além de agir contra a flacidez, acelera o metabolismo das células de gordura, fazendo com que elas fiquem menores.

Carboxiterapia e subcisão Essas são terapias mais invasivas. A carboxiterapia consiste em injeções de dióxido de carbono, um gás que auxilia a circulação e a oxigenação dos tecidos. Já a subcisão é uma pequena cirurgia feita com anestesia local indicada para os quadros mais graves. Nesse caso, o médico corta as traves fibrosas, corrigindo as imperfeições. Esse procedimento rasga vasos sanguíneos, gerando um hematoma que dará origem a um novo tecido que ocupará o espaço onde estavam os buracos.

- O estrogênio, hormônio sexual feminino, provoca a retenção de líquido entre as células de gordura, os chamados adipócitos.

- Sem a devida oxigenação e sem conseguir eliminar suas toxinas, eles têm o metabolismo alterado e ficam mais inchados.

- Os adipócitos inchados se agrupam e formam os nódulos. Esses, por sua vez, se prendem às fibras, que se enrijecem e repuxam a pele.

A pílula anticoncepcional pode agravar as saliências
"Ela costuma aumentar a retenção de líquidos, o que só piora a celulite", diz a dermatologista Karla Assed, do Rio de Janeiro. "Além disso, todos os fatores que produzem alterações hormonais, como alguns métodos contraceptivos e a gravidez, têm influência", acrescenta a dermatologista Ana Carolina Amaral, da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.
Usar roupas apertadas e salto alto é roubada
Qualquer hábito que atrapalhe a livre movimentação do sangue e, portanto, impeça a boa oxigenação das células tem a celulite como efeito a longo prazo. "Por isso, quem passa muito tempo sentada ou horas em pé, parada, corre ainda mais esse risco", avisa a dermatologista Maria Paula Del Nero, de São Paulo. "O cigarro é outro agente que prejudica a circulação. Daí, tem sua parcela de culpa", lembra Maria Paula.
Beber pouca água deixa os furinhos mais evidentes
"A baixa ingestão de líquidos faz com que a pele fique mais flácida, acentuando o problema", alerta Karla Assed. Encher a cara com água favorece ainda a eliminação das toxinas. "O potássio, presente na banana e na batata, entre outros, também ajuda a desinchar", dá a dica a nutricionista Paula Fernandes, da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, em São Paulo. "Já o sal aumenta a retenção hídrica", alerta.
Refrigerante piora o quadro
"A bebida em si não causa o mal, mas o açúcar que ela contém contribui para seu surgimento e agravamento", afirma Karla Assed. E isso vale para tudo o que engorda. "Estudos mostram que uma dieta rica em gorduras e carboidratos aumenta a resistência dos vasos de pequeno porte, piorando a microcirculação", conta a dermatologista Regina Schechtman, da Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Já as fibras são bem-vindas, porque aumentam a saciedade e diminuem a absorção das gorduras no intestino.
Os cremes costumam ser eficazes
Depende da gravidade em que a celulite se encontra. "Quando já está mais severa, os cosméticos ajudarão pouco, mas, nos casos mais leves, a aparência da pele sai ganhando pela hidratação, pelo efeito mecânico dos movimentos durante a aplicação e pela ação dos seus ativos", diz a dermatologista Erica Monteiro, da Universidade Federal de São Paulo. Por isso, o ideal é fazer uma massagem na hora de besuntar a pele, realizando movimentos circulares de baixo para cima. "Os produtos mais indicados são os que contam com ingredientes que promovem a quebra da gordura e aumentam a circulação local, auxiliando na drenagem dos líquidos, como o silício orgânico, o ginkgo biloba, o DMAE e a L-carnitina", sugere Karla Assed. "O retinol e as metilxantinas - a cafeína, a teobromina e a teofilina - são comprovadamente eficazes contra o problema", arremata Regina Schechtman. Mas não se esqueça: o produto deve ser aplicado diariamente.
A drenagem linfática é bem-vinda
De fato ela é boa parceira. "A técnica auxilia na circulação, no escoamento dos líquidos que se acumulam no corpo, especialmente nos membros inferiores, e na retirada das toxinas do organismo", explica Karla Assed. Agendar duas sessões semanais e fazer pelo menos dez já é um bom começo. "Só é importante que o médico avalie a paciente e prescreva a frequência e a quantidade ideal para cada caso", pondera Ana Carolina Amaral. A massagem modeladora associada à drenagem é outra ótima opção para livrar a pele dos indesejados nós. "Ela mobiliza a gordura, ativando a circulação e amenizando a fibrose provocada pela celulite", explica Ana Paula Del Nero.
Praticar exercícios é imprescindível no combate ao problema
Isso é inegável. Colocar o corpo para se movimentar é um dos passos mais importantes para quem quer amenizar o aspecto de queijo suíço. E, como a superfície irregular fica mais evidente com o aumento do tecido gorduroso, qualquer tipo de atividade física é benéfica, já que atua para baixar o ponteiro da balança, melhora a circulação e ainda deixa o metabolismo mais acelerado. "O correto é associar os aeróbicos, como a caminhada e a natação, e a musculação ou a ginástica localizada", aconselha Erica Monteiro. Os primeiros são os mais eficientes para emagrecer e fazem com que o oxigênio chegue com mais eficácia a todas as células do corpo. Já os exercícios de força melhoram o contorno corporal e deixam os músculos mais firmes, garantindo melhor sustentação à pele.

Como voce percebeu os cuidados são variados e é necessário agir para amenizar a celulite. Ação já!









Nenhum comentário:

Postar um comentário