Pages

Ads 468x60px

.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Shiatsu, a massagem terapêutica japonesa



Esta técnica japonesa de massagem funciona como um desbloqueador energético que ajuda a aliviar dores e pode atuar na prevenção de doenças. Experimente!

O shiatsu é uma massagem criada no Japão, há cerca de 50 anos, que foi desenvolvida a partir de outras técnicas orientais. Em sua tradução literal SHI significa dedo e ATSU, pressão, ou seja, é a pressão feita com os dedos. Na prática, porém, pode ser executada também com as palmas das mãos ou com os cotovelos em regiões que necessitem de mais força. "Diferentemente da medicina ocidental, neste método enxergamos o ser humano como um todo. 


Nenhuma de suas queixas pode ser trabalhada separadamente, já que todos os meridianos, ou canais de energia, têm uma ligação entre si e entre os órgãos do corpo", explica Jorge Akimoto, terapeuta naturopata do Instituto de Naturopatia Holística Ponto de Luz (SP).

O que o shiatsu oferece de mais importante é o equilíbrio da energia por meio do toque, que deve ser agradável. Em tratamentos que busquem amenizar a dor, porém, pode haver certo desconforto. Até o indivíduo atingir alguma melhora, os movimentos dos dedos incomodam porque os 'nódulos musculares' não foram desfeitos.

Na primeira sessão, o terapeuta leva cerca de uma hora para fazer o diagnóstico. Ele analisa os campos energéticos do paciente e, assim, tem meios para detectar os 'nós', ou seja, as regiões onde se concentram excessos de energia -que podem causar dor.

Muito eficaz para prevenir doenças


"O segredo é tocar e avaliar ao mesmo tempo, definindo aonde deve ser o tratamento para que a energia circule", afirma a fisioterapeuta Beatriz Gashu Nishimura (SP). Na maioria das vezes, os profissionais encontram outros pontos de desequilíbrio, além dos descritos pelo paciente. "É possível mapear nódulos mesmo onde a pessoa não se queixa de nada", completa.

A maioria procura o shiatsu por causa de problemas como dor de cabeça, enxaqueca, insônia, gastrite e, principalmente, dores musculares. Poucos sabem que a técnica, se realizada regularmente, faz o trabalho preventivo. "O corpo físico e os órgãos internos estão interligados, portanto, o comprometimento de um afeta o outro. Se o paciente recorrer à essa massagem antes de sentir qualquer coisa, há grande chance de evitar certos tipos de doenças", explica Hiromi Ykeda (SP), fisioterapeuta da Clínica Luiza Sato. Com o organismo em equilíbrio, a oxigenação, a circulação e a energia fluem sem tropeços. Vale lembrar ainda que o shiatsu tem o poder de amenizar sintomas de uma maneira geral. Porém, se a pessoa não cuidar da causa do problema, nunca estará livre das dores.

Outra propriedade da técnica é melhorar o funcionamento dos órgãos, incentivando seu metabolismo e fazendo com que os mais 'preguiçosos' sejam ativados. Isso é feito por meio de estímulos nos meridianos correspondentes. "Se o paciente tiver alguma doença pré-existente o tratamento é mais demorado. Mas se for algo superficial, como uma indigestão leve, os toques podem resolver o caso até mesmo em uma única sessão", explica Akimoto.

Embora eficaz para muitos incômodos, a técnica não é indicada para todos os tipos de males. Segundo os fisioterapeutas, não deve ser realizada em indivíduos com osteoporose ou com fraturas (já que a pressão dos movimentos pode agravá-las), bem como em pacientes com câncer, que sofram do coração, e grávidas até o terceiro mês de gestação.


Emoções ficam à flor da pele


A massagem nos pontos energéticos também mexe com o lado emocional, cujos pontos estão localizados no tórax - tanto na região peitoral como nas costas. De acordo com Hiromi, em muitas situações a pessoa não percebe que está angustiada e, ao ser massageada, revela emoções, chegando a chorar, involuntariamente. Isso é capaz de gerar bem-estar físico e mental. "A partir do momento em que começamos a soltar as tensões, os conflitos se pronunciam, desencadeando reações", afirma a terapeuta.

Antes de correr para uma clínica que ofereça essa deliciosa e vantajosa massagem, aprenda a fazer uma sessão de shiatsu. E a dois, olha que maravilha...
Para fazer a dois

O shiatsu pode ser aplicado de diversas maneiras. A intensidade dos movimentos varia conforme o estado físico de quem está recebendo a massagem. É possível fazer força com o polegar, apertando-o contra a pele; realizar deslocamentos de meia-lua com o dedo; apertar e soltar; ou ainda deslizar o polegar por uma determinada região do corpo. 


Confira uma sessão especial, que pode ser feita a dois, para aliviar a tensão...

 


1 - Ombros: parceiro deitado de bruços, mãos encaixadas em um dos ombros, como se envolvessem a escápula (osso grande e triangular das costas). Agora, o movimento: faça leves pressões com os polegares, acompanhando o desenho do osso. Repita a técnica do outro lado.

 2 - Coluna: parceiro deitado de bruços, polegares paralelos a mais ou menos 1,5 cm do centro da coluna, mãos levemente apoiadas nas laterais. E, então, a massagem: faça pressões com os polegares em toda a musculatura vertebral, do pescoço ao cóccix. Repita três vezes.


 3 - Região lombar: na área logo abaixo das costelas, polegares apoiados entre a coluna e a extremidade do corpo. O movimento: faça leves pressões, descendo até a região do osso da bacia. Caso o tônus muscular esteja muito tenso e resistente, o melhor é apenas deslizar as mãos, em movimentos mais leves. Repita a técnica do outro lado.

Não é necessariamente eficaz somente em casos de dores, porque trata também do emocional que tem grande porcentagem nas origens desses problemas.












Nenhum comentário:

Postar um comentário