Pages

Ads 468x60px

.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Você pensa que emagrece, mas engorda ainda mais




Fuja das atitudes que ameaçam o sucesso da sua dieta e não fique correndo riscos de desmaios, anemias, hipoglicemia, queda de cabelos e palidez constante. Siga as orientações mas emagreça se alimentando corretamente.


Ficar horas sem se alimentar, pular refeições e diminuir drasticamente a quantidade de comida são algumas das loucuras mais cometidas por quem deseja emagrecer. O problema é que a maioria dessas atitudes faz com que o efeito seja contrário, prejudicando o regime.


"São várias as atitudes que acabam colocando uma barreira enorme para na perda de peso, já que muitas pessoas não conhecem direito como funciona o organismo." explica a chefe da disciplina de nutrição do departamento de medicina preventiva da Unifesp e membro do conselho regional de nutricionista, Anita Sachs.


E o problema não se restringe apenas ao regime, algumas dessas loucuras podem afetar até mesmo a sua saúde, aumentando riscos de doenças como anemia e deixando a imunidade lá embaixo. Para te ajudar a fugir desses problemas o MinhaVida separou algumas atitudes que precisam passar bem longe do seu regime, para que você garanta muitos quilos a menos sem prejudicar sua saúde e seu metabolismo.

PULAR REFEIÇÕES
A professora de nutrição da Unifesp é direta ao dizer que pular refeições é a pior coisa que uma pessoa de regime pode fazer, já que isso prejudica o organismo e ainda colabora para aumentar o peso. "Não adianta pular refeições, essa é uma das piores atitudes que uma pessoa pode cometer quando o assunto é perder peso e manter a saúde em dia. O problema é que, com essa atitude, você retira nutrientes essências do corpo e ainda colabora para que o metabolismo fique mais lento. Assim, seu corpo trabalha menos e conseqüentemente gasta menos energia , além de armazenar uma quantidade grande de gordura, porque ele não sabe quando será alimentado de novo".

Outro problema de pular refeições é a quantidade de alimentos que será ingerida na próxima vez que você se alimentar. "Ficando horas sem se alimentar, você acaba ficando com uma necessidade enorme de comer. E com tanta fome, claro, acaba comendo muito mais que o necessário", diz Anita Sachs.

Dizer não ao café-da-manhã

Já citamos os principais riscos de pular uma refeição, mas esse problema fica ainda maior quando falamos do café-da-manhã. "Ficar ser tomar o café-da-manhã, na maioria das vezes, resulta em mais de quatro horas sem se alimentar, o que pode resultar em lentidão dos movimentos, raciocínio confuso, perda de memória, dores musculares e de cabeça, tontura e até mesmo desmaios em alguns casos mais graves. Quem persiste em tornar o almoço a primeira refeição do dia, está expondo o organismo a mais de doze horas em jejum. Esse estado metabólico também pode favorecer consideravelmente o aparecimento de infecções, já que o organismo está fraco devido à falta de nutrientes. Outro problema é que ele reduz a quantidade de energia que gastamos ao longo do dia, fazendo com que a eliminação de gordura do corpo caia pela metade".

FAZER EXERCÍCIO EM JEJUM

Não é pequena a quantidade de pessoas que insistem em enfrentar a academia em jejum. Essa atitude, no entanto, atrapalha e muito a perda de peso durante os exercícios. "Durante a execução dos exercícios físicos, se você estiver em jejum, seu nível de glicose no sangue pode estar muito baixo (hipoglicemia). Então, seu organismo vai passar a consumir proteínas. Você perde massa magra(músculos), diminui seu metabolismo e acaba ficando mais fraco. A performance cai e o desgaste físico e emocional aumentam. Em condições normais, com alimentação equilibrada, o organismo consegue manter este equilíbrio interno. No entanto, a o jejum prolongado pode comprometer esse balanço energético", diz a nutricionista do MinhaVida, Karina Gallerani.

SUCOS E TORRADAS

A primeira idéia que vem à sua cabeça na hora de começar um regime é passar o dia se alimentando de torradas e sucos naturais? Melhor desistir dessa atitude antes que o ponteiro da balança comece a subir. "As pessoas acreditam que uma alimentação recheada com muita torrada e com muito suco natural ajuda na redução de peso, mas isso não é verdade, já que o suco natural também apresenta um numero elevado de calorias, sem dizer que a torrada apresenta a mesma quantidade de calorias que um pão comum, mas quase nenhum nutriente", afirma a nutricionista da Unifesp.
 

Trocar uma refeição deliciosa por petiscos ao longo do dia

Passar o dia todo fugindo de uma alimentação completa e abusando dos petiscos pode ser um problema segundo a nutricionista do MinhaVida. "Quando fugimos de uma alimentação completa, fazemos com que, aos poucos, as reservas do organismo se esgotem. E com o organismo fraco e debilitado, podemos desenvolver infecções e, em casos graves, levar à morte por inanição. Sem contar que os petiscos, na maioria das vezes estão recheados de calorias, que acabam engordando muito mais do que uma refeição completa e equilibrada. O que emagrece de verdade é uma alimentação saudável e balanceada".
  

Diminuir quantidade de alimentos

Se você acha que mudar de uma hora para a outra a quantidade de alimentos consumidos por dia vai fazer efeito, está na hora de refazer esse pensamento. "Reduzir radicalmente a quantidade de alimentos prejudica o bom desempenho do regime, já que o corpo se sente fraco e o metabolismo fica muito mais lento, fazendo com que a perda de calorias e de gordura seja muito menor", diz Anita Sachs.


Agora que voce está perfeitamente orientada, tome seu café-da-manhã recheada, almoce bem evitando massas, gorduras e beba muito líquido. Jante moderadamente em horário pré-estabelecido todos os dias bem antes de se deitar. É importante uma fruta ou uma barrinha de chocolate no intervalo de 4 horas entre as refeições.



4 comentários:

  1. olá tenho uma duvida pois eu estou muito gorda e quero emagrecer. Comecei fazer dieta a uma semana e todos os dia eu mim peso e perdi 2 kg. Achei que estava pouco e ai nessa semana so estou tomando água e mim peso todos os dia para ver se estou emagrecendo,porem, a balança diz o contrariomeu peso estabilizou nao diminui.
    mim de uma dica estou te aguardando

    ResponderExcluir
  2. Cara Iza,
    1) Café da manhã bem farta com frutas e pão integral, sucos. No almoço muitas verduras, legumes e também carne grelhada sem gorduras. Café da tarde moderado com frutas e pão integral, mas na janta uma refeição leve.
    2) A reeducação alimentar que a cada 3 horas entre os intervalos das refeições principais, comer algo como uma barrinha ou uma fruta, para não chegar e descontar a fome na refeição principal.
    3) Continue bebendo água se alimentando corretamente e inclua a carne grelhada sim na sua dieta.
    4) Evite alimentos calóricos, fast-foods, massas em excesso, carnes gordurosas, refrigerantes, sorvetes demais e doces.
    5) Atividade física e coloque uma meta para redução à cada semana.
    Navegue no meu blog que tem assuntos interessantes para seu objetivo.
    gde abs.

    ResponderExcluir
  3. de quantas em quantas horas a pessoa q faz dieta tem q comer? bjnhos...

    ResponderExcluir
  4. Ana Paula,
    Entre as refeições principais a cada 3 horas é necessário se alimentar, seja ela uma fruta, uma barrinha de chocolate ou bolachinhas, ok?
    Se você fica muito tempo sem se alimentar, mesmo que almoce ou jante pouco as calorias tendem a dobrar.
    bjs e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir