Pages

Ads 468x60px

.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Dicas para emagrecer para as festas de final do ano


Dicas para emagrecer com saúde para as festas de fim de ano


A palavra dieta vem do latim "dietare", que significa estilo de vida, ou seja, aquilo que fazemos habitualmente e diariamente interfere na nossa saúde - e não o que fazemos esporadicamente. Não engordamos subitamente, mas sim lentamente...


Nesta época de festas e comemorações, com o final de ano se aproximando (e aquela promessa de fim de ano que era emagrecer não cumprida), é comum perceber as pessoas mais ansiosas, aderindo a dietas totalmente malucas e praticamente impossíveis de serem seguidas.


O problema é que essas dietas prejudicam a nossa autoestima. Como são impraticáveis, logo as abandonamos e perdemos a confiança em nossa força de vontade - ficando mais difícil nos comprometermos de verdade novamente. Outro efeito colateral importante é a perda de vitaminas e o descompasso metabólico que geramos, pois o nosso organismo padece com isto.


Cada vez que comemos muito pouco ou de forma desbalanceada, nosso organismo sobrevive se adaptando a essa modificação. Quando voltamos a ingerir a quantidade normal de alimentos, podemos até engordar, para compensar a carência a que submetemos nosso corpo.


Portanto, este texto aborda dicas comportamentais e algumas receitinhas para que possamos colocar em prática nossas metas ainda este ano. Não espere passar o Natal,o Reveillon, nem a próxima segunda-feira. Sempre é tempo de começar!


SUGESTÕES:


1-) O "repeteco" tem o gosto do primeiro. Você não precisa de duas fatias de bolo. A segunda fatia provoca culpa, além de calorias extras. Lembre-se que devemos comer curtindo como se fosse a primeira vez e não devorando como se fosse a última!


2-) Entenda a diferença entre ficar satisfeito e empanturrado. Ficar satisfeito é quando a nossa necessidade de fome já foi saciada. O empanturrado é prejudicial para a saúde, pois dilata o estômago, gerando a tão famigerada barriguinha de estômago alto. Quando estamos satisfeitos, não sentimos fome, mas uma leveza (sei que podemos comer ainda mais, mas é esta hora que temos que parar!)


3-) Coma com talheres e pratos pequenos. Experimente comer as sobremesas com colherzinhas pequenas, das de café, e ir curtindo cada bocado. Servir-se no prato menor sacia a nossa vista. Há quem prefira comer de hashi, o famoso palitinho japonês, pois também é uma maneira de descansar entre os bocados.


4-) Sentiu que exagerou, não se culpe, e não espere o dia seguinte e nem a segunda-feira seguinte: recomece na próxima refeição!


5-) Experimente comer devagar: você fica satisfeito e leve! Ensino as pessoas a respirarem profundamente antes de realizarem as refeições, depois começar a refeição com alimentos crocantes (ainda mais quem for muito agitado), como cenouras em palitos, cenouras baby, pepino em palitos ou meia maçã. Assim, você vai treinando o ritmo da mastigação. Coloque porções pequenas no garfo, descanse os talheres e se concentre naquilo que estiver mastigando, até ficar "papa".


6-) Se tiver uma comemoração faça antes um lanchinho em casa, para não chegar "roxo" de fome e conseguir escolher os alimentos. Serve um iogurte com adoçante (e uma pitada de canela, fica delicioso), um iogurte batido com uma gelatina light (fica parecendo mousse - meio pote de iogurte natural desnatado e uma porção de gelatina light já endurecida e preparada conforme instruções. Particulamente eu prefiro as vermelhas com morango, framboesa, etc) ou até mesmo uma sopa ou salada leve.


7-) Sentiu que está inchado e quer ficar lindo na roupa nova? Experimente diminuir as porções habituais e realizar lanchinhos (uma fruta ou uma barra de cereal light ou cinco bolachas integrais ou um iogurte desnatado ou light ou uma fatia de queijo branco + um tomate ou cenourinhas baby), tanto no meio da manhã como à tarde.


8-) Outra ideia: evite alimentos que podem fermentar e produzir mais gases dois dias antes da festa. São eles: doces, feijões, lentilha, brócolis, couve, couve flor, repolho, batata doce, frituras e leite (experimente trocar por chás, inclusive digestivos como camomila, erva doce e capim cidreira. Tome morninho! (Esta lista contém alimentos saudáveis e esta prescrição é somente se a pessoa estiver com muitos gases)


9-) Quando estiver com muito calor e a vontade de comer diminuir, respeite e prefira alimentos mais leves e nutritivos. Sirva-se de uma salada caprichada: alface americana, rúcula, uma fatia de queijo branco, cenoura ralada, uma fatia de manga em cubinhos (para quem gostar), folhas de hortelã (são super refrescantes e deliciosas). Torre uma fatia de pão integral light e corte em cubinhos como croutons. Tempere com pouco sal, limão ou vinagre e azeite. Está completa e deliciosa e você pode variar as folhas, trocar o queijo por atum ou sardinha, peito de peru, filé de frango ou trocar o pão por um pouco de batata palha.


10-) Hidrate-se! Podemos confundir a fome com sede, por isso a ingestão de água é fundamental, além de favorecer o funcionamento intestinal (diminui a barriguinha!). E ainda deixa a pele e o cabelo maravilhosos. Saiba que são 30 ml de água para cada kg de peso corpóreo. Exemplo: uma mulher de 60 kilos x 30ml, deve ingerir 1800 ml ou 1,8 litro, o correspondente a 9 copos de 200 ml (daqueles pequenos). Beba água constantemente, pois quando sentimos sede é sinal de que o organismo já esta desidratado!


fonte: Amanda Buonavoglia - Nutricionista especialista em "Personal Diet" e Nutrição


Se está em dieta deve-se respeitar os limites e você agora está ciente do que necessita para estar em forma nas festas! Coma com moderação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário