Pages

Ads 468x60px

.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O seu corpo em dia no verão


Descubra como os alimentos podem te ajudar a dar uma recauchutada geral


Uma pele bronzeada, livre das celulites e das estrias somada a cabelos brilhosos compõem o visual perfeito para você desfilar seus mais novos modelos de biquíni. A cena típica de verão, na maioria dos anos, fica apenas na sua imaginação, já que você não consegue fazer o corpo atender seus pedidos.


Anime-se e abandone o conformismo! Com os alimentos certos no prato, ainda dá tempo de exibir o corpão que você sempre sonhou. Quem ensina a usar os alimentos a favor dos seus objetivos de verão é a nutricionista clínica funcional Daniela Jobst, especialista, que nos deu dicas valiosas sobre somo usar a alimentação em pró da beleza.

GARANTA O BRONZEADO

Mamão, abóbora, cenoura e tomate são exemplos da lista de alimentos que não podem faltar no menu de quem quer conquistar uma pele dourada. Os alimentos amarelos ou alaranjados são ricos em vitamina A e carotenóides, que ajudam a estimular a síntese da melanina, responsável pela cor bronzeada da pele , explica Daniela.



Além dos alimentos amarelos e alaranjados, os carotenóides podem ser encontrados nas folhas verde-escuras. Para notar os efeitos na pele, inclua porções desses alimentos no menu diário, no período que antecede o verão. Uma salada de entrada com folhas verde-escuras e um suco feito de mamão, cenoura e laranja formam duas porções ótimas para um dia , exemplifica a especialista. Ainda de acordo com Daniela, os efeitos não aparecem quando a ingestão é feita um dia antes da exposição ao sol. Para resultados eficazes, é preciso incluir as porções no cardápio, pelo menos, uma semana antes de tomar sol .


ACABE COM AS CELULITES E AS ESTRIAS

Convenhamos: livrar-se das celulites e das estrias não é tarefa das mais simples. Mas, segundo Daniela Jobst, existem alimentos capazes de melhorar a inflamação local e sistêmica causada pelas celulites. Eles ainda fornecem nutrientes para ativar o metabolismo , fala de mais uma forma de atuação dos alimentos que aplacam as celulites.



Na lista de alimentos com poderes antiinflamatórios, estão aqueles que contêm cobre e manganês. Bons exemplos de fonte são azeite de oliva extra-virgem, castanha do pará, soja, amêndoas, feijão, lentilha e lima da Pérsia. Além desses, os alimentos fontes de vitamina A e betacaroteno, como tomate, cenoura, mamão e abóbora, também devem entrar no prato. Eles precisam estar presentes no cardápio diário, em porções variadas, para os resultados serem notados.
Já para espantar as estrias, é preciso lançar mão de alimentos que fortalecem a pele. Quem cumpre o papel são os alimentos que possuem nutrientes formadores de colágeno, como vitamina C, cobre, manganês, vitamina A e vitamina E.


Para recorrer à vitamina C, consuma laranja, morango, limão e acerola. Soja, amêndoa, feijão, lentilha e grão-de-bico fornecem cobre. Enquanto o manganês pode ser encontrado no feijão, na lentilha e nas nozes. Alimentos amarelos e laranjas são ricos em vitamina A. Óleos e sementes oferecem boas doses de vitamina E. Assim como na luta contra as celulites, a ingestão desse time de alimentos deve ser diária.


SURPREENDA COM CABELOS BRILHOSOS

A estação quente não colabora muito com os fios. A combinação de sol, vento e água do mar ou da piscina resulta em cabelos ressecados e sem brilho. Daniela Jobst afirma, porém, que um mix de alimentos benéficos aos fios no cardápio diário é capaz de recuperar e manter a saúde dos cabelos em dia.


A biotina, encontrada na gema do ovo, estimula a síntese capilar. Aveia, cevada e salsa oferecem boas doses de silício, que também ajuda na reestruturação dos fios. A vitamina B12, obtida pelas carnes, favorece a uniformidade dos fios. Alimentos ricos em ômega3, 6 e 9 devem compor o cardápio a favor dos cabelos brilhosos.


Oleaginosas, azeite de oliva extra-virgem, semente de linhaça e peixes de águas frias são alimentos fontes dos ômegas. Eles são responsáveis pela promoção do equilíbrio das gorduras e da lubrificação do fio capilar , explica a nutricionista clínica funcional. Daniela lembra ainda que todos os alimentos com função de tratamento estético devem ser consumidos diariamente, como parte habitual da dieta. Assim, os resultados são garantidos.

HIDRATE-SE NA MEDIDA CERTA

A recomendação diária de dois litros de água é redobrada no verão, época em que o corpo sofre mais com a perda de líquido. Alguns alimentos tipicamente saboreados na estação ajudam a atingir a recomendação e, até mesmo, a superá-la. Ricos em água, melancia, melão e pêra ajudam a atingir o valor de ingestão de água mais facilmente, além de hidratar o corpo com os sais minerais que os compõem , aponta a nutricionista. Inclua de três a quatro porções das frutas em seu cardápio de verão e garanta a hidratação na dose ideal.

Entre no verão arrasando no verão e divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário