Pages

Ads 468x60px

.

sábado, 30 de julho de 2011

Dicas para dar fim as enxaquecas



A escritora inglesa Wendy Green ensina 3 passos para acabar com a enxaqueca e ainda ensina a reconhecer as causas do incômodo

Relaxar ajuda a diminuir as crises de enxaqueca
Velha conhecida de boa parte das mulheres, a enxaqueca costuma ser desencadeada por fatores como cansaço, alimentação e sono conturbado. Se você sofre com a doença, é imprescindível procurar um médico, pois só ele tem condições de analisar cada caso e sugerir o melhor tratamento. Mas mudar alguns hábitos já ajuda a reduzir o impacto das crises.
No livro "50 Coisas que Você Pode Fazer para Lidar com a Enxaqueca", escrito por Wendy Green (Ed. Larousse), há várias sugestões de como controlar os sintomas.

CONFIRA OS 3 PASSOS E COLOQUE-OS EM PRÁTICA!

PASSO 1
Descubra o que provoca as crises.

Durante algumas semanas, relate tudo o que leva à dor. Anote quando cada crise ocorrer, registrando os detalhes de seu dia. Para isso, leve em consideração...


• Alimentação: Quando e o que você comeu nas 24 horas anteriores? Alguma refeição foi pulada?
• Bebida: Você tomou café ou vinho tinto na quantidade de costume?
• Emoções: Você estava preocupada ou estressada?
• Hormônios: A enxaqueca surgiu antes ou durante o período da menstruação?
• Sono: Você dormiu o tempo costumeiro?

MUDE!
Mantenha uma rotina de alimentação, atividade física, relaxamento e sono, mesmo durante feriados e fins de semana. Ao suspeitar de uma ligação entre um alimento e a crise, evite seu consumo.

Consuma iogurte com cereais! O iogurte combate a dor, pois libera serotonina

PASSO 2
Alimentos que combatem a dor

• Água
Beber bastante líquido ameniza as crises.

• Cafeína
Se você não toma chá, café ou refrigerante à base de cola, uma xícara ou copo ajuda a cortar a enxaqueca. É que a cafeína contrai as veias dilatadas ao redor do cérebro e aumenta a eficácia dos analgésicos. Já quem tem o hábito de ingerir essas bebidas e para, sofrerá, porque os vasos sanguíneos tendem a dilatar. O ideal é controlar o consumo da substância, não ultrapassando os 300 mg/dia (3 xícaras de café).

• Arroz, frutas, nozes, queijos, iogurtes, verduras, pães integrais, grãos e cereais, leite desnatado e carnes e peixes magros
Esses alimentos proporcionam bem-estar, porque são fontes de carboidratos e triptofano, substâncias que estimulam a produção de serotonina. Dos embutidos e em conserva, porém, você deve passar longe. E nunca fique mais de quatro horas sem comer, pois pular refeições baixa os níveis de açúcar, provocando a dor.

• Aveia, feijão, batata, ervilha, verduras, sementes e purê de tomate
Quem sofre de enxaqueca possui baixo nível de magnésio, outro fator que causa dor, e o excesso de bebida alcoólica afeta a sua absorção.
Depressão e baixa autoestima são alguns dos sintomas psicológicos causados pela enxaqueca

PASSO 3
Relaxe

Fique atenta aos sintomas:

• Psicológicos
Ansiedade, depressão, baixa autoestima, falta de concentração, vontade de chorar, perda (ou excesso) de apetite.

• Físicos
Suores, náusea, diarreia, boca seca, ganho ou perda de peso, tensão nos maxilares, ombros e pescoço.

MUDE!
• Faça um diário.

Registre os detalhes de situações, lugares e pessoas que fazem você se sentir estressada. Identificar esses gatilhos emocionais ajuda a descobrir meios de evitar ou aprender a lidar melhor com eles.

• Aceite
Não perca energia preocupando-se com coisas que não podem ser mudadas. Concentre seus esforços onde eles realmente vão fazer toda a diferença.

• Não dramatize
Analise se alguns aspectos de sua personalidade não influenciam as crises. Por acaso você é perfeccionista e nunca está satisfeita com nada? Então, não se cobre tanto, criatura! Adotar uma atitude positiva e mais leve perante a vida diminui o estresse.

• Administre melhor o seu tempo
Observe quais atividades podem ser cortadas ou reduzidas (isso é perfeitamente possível!). Quando você tiver uma longa lista de afazeres, organize as tarefas por urgência e importância, e execute-as nessa ordem.

As causas são diversas para a enxaqueca, descubra e previne-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário