Pages

Ads 468x60px

.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Alise os cabelos sem botar a sua saúde em risco



Tome cuidado: glutaral aldeído, o substituto do formol para alisar cabelos, também faz mal à saúde


Ninguém precisa ser especialista em cabelo para saber que o formol faz mal à saúde. Depois de tanto se falar nos perigos dessa substância, os salões passaram a fazer alisamento usando outro produto químico, o glutaral aldeído. O problema é que o substituto é... dez vezes mais forte que o formol! “Essa substância é tão tóxica que costuma ser usada para esterilizar instrumentos médicos”, alerta Maria Fernanda Gavazzoni, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O contato com o glutaral pode causar câncer, cegueira e queimaduras. Para ter cabelos lisos, sem colocar a saúde em risco, basta tomar alguns cuidados.


EVITE CILADAS NO SALÃO


. As soluções liberadas para o alisamento de cabelo são: hidróxido de sódio, hidróxido de cálcio, hidróxido de guanidina e produtos à base de tioglicolato. Leia atentamente a embalagem dos produtos e desconfie de alisamentos muito rápidos e baratos.


. Peça ao cabeleireiro para fazer a mistura na sua frente e veja se a embalagem tem o carimbo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.


. Não se iluda com o perfume: rosas, morangos e chocolates não são capazes de alisar os fios.

POR QUE O GLUTARAL ALDEÍDO É PERIGOSO?

. É um conservante parecido com o formol, usado na desinfecção hospitalar e esterilização de instrumentos médicos contaminados por vírus.

. De uso restrito, ele é tão forte que os profissionais que o manipulam devem usar roupas especiais e máscara contra gases químicos.

. Nos salões, o glutaral é aquecido pelo uso da chapinha, exalando um gás venenoso. Os danos são irreversíveis.

PERIGOS DO ALISAMENTO COM GLUTARAL ALDEÍDO

Os sintomas da intoxicação pelo glutaral aldeído podem surgir durante a aplicação do produto ou logo depois. “Abrir a porta ou a janela do ambiente, para dissipar o cheiro forte, não elimina o perigo”, explica Maria Fernanda Gavazzoni. E não são apenas as clientes que sofrem os efeitos nocivos: os danos são ainda mais devastadores para o profissional que aplica a química. Veja as áreas mais afetadas pela substância:

Descamação, coceira e queimaduras de até terceiro grau. Detalhe: no lugar da queimadura, o cabelo não volta a nascer!

Garganta e pulmões
Falta de ar, tosse, catarro e rouquidão, além de bronquite.

Cérebro
Problemas de fala e movimento, perda de memória e falta de coordenação motora.

Nariz
Perda de olfato e irritação da mucosa.

Olhos
Irritação, conjuntivite e cegueira momentânea.

Percebo que muitas mulheres fazem alisamentos nos cabelos e não se preoupam em perguntar que produto utiliza para esse processo, pode ser perigoso por isso se informe com seu cabelereiro de confiança.

2 comentários:

  1. Nossa nunca recorri a estes alisamentos, embora eu tenha vontade de alisar meus cabelos um dia, rs, a praticidade sempre quer falar mais alto.Mas o medo é um freio que me impede, por ver tantos acidentes relacionados a esta área, fico de sobressalto com estas novas fórmulas de alisamento.
    Valeu pelo post.
    Objetivo simples e muito explicativo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Dani!
    A saúde em primeiro lugar....
    abraços

    ResponderExcluir