Pages

Ads 468x60px

.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Geleia, mistura colorida e sua dieta mais nutritiva



Fontes de fibras, elas auxiliam no bom funcionamento do organismo


Criadas para preservar diferentes tipos de fruta, as geleias se popularizaram rapidamente e hoje estão nas torradas, panquecas e pães dos cafés da manhã e lanchinhos. A variedade dessa delícia é enorme já que pode ser feita de várias frutas. Mas será que elas são nutritivas? Podem ser consumidas sem culpa? Saiba como incluir esse alimento sem prejudicar a sua dieta


"A geleia é uma ótima opção de fonte energética, principalmente para crianças e esportistas. Porém não pode ser ingerida como fonte direta de vitaminas e sim como fonte de energia e de fibras. Algumas vitaminas e minerais não resistem quando submetidos a altas temperaturas", explica a nutricionista Daniela Nesadal, da Clínica de estética Saint Martin.


De acordo com a especialista, as fibras presentes nas geleias são consumidas pelas boas bactérias do cólon, favorecendo a produção no intestino de substâncias saudáveis que ajudam a "limpar?"o nosso organismo das bactérias ruins.


As geleias podem fazer parte do nosso dia a dia, mas devem ser consumidas com moderação, de maneira equilibrada e dentro de uma dieta saudável. Podem ser ótimas opções para substituir o requeijão, cream cheese, margarina, manteiga, entre outros. "As opções light ou diets são ótimas para as pessoas com excesso de peso ou com diabetes, pois utilizam sucralose em substituição à sacarose, que mantém o sabor doce, sem se tornar amargo e artificial", ensina a nutricionista.


As geleias caseiras tem um sabor especial, pois conservam o verdadeiro sabor da fruta. E a preparação não é nenhum bicho de sete cabeças, basta um pouco de paciência. Além disso, a receita costuma durar até duas semanas, se forem corretamente armazenadas. A seguir, confira algumas dicas de como prepará-la em casa.


QUALQUER FRUTA RENDE UMA GELEIA?


A princípio sim, porém algumas frutas são melhores porque apresentam uma substância chamada pectina, que quando combinada com açúcar forma uma espécie de gel, importante para deixar a geleia mais consistente. Podemos encontrar a pectina em frutas como maçã, ameixa, goiaba, limão, laranja, uvas pretas, damasco, tangerina, pêssego, jabuticaba e pêra. No entanto, é possível fazer geleia com as frutas que não apresentam a substância, como morango, figo e abacaxi. Basta comprar no supermercado a pectina artificial.


A acidez da fruta é outro ponto considerável na hora da escolha da matéria prima. "O ácido é necessário para dar forma e sabor à geleia. A quantidade e o tipo de sais minerais presentes nas frutas afetam a acidez e, por consequência, a facilidade da pectina para se gelificar", diz a nutricionista, que dá a dica: "Sempre que a fruta tiver baixo teor de acidez, adicione suco de limão na quantidade de duas colheres de sopa para cada quilo de fruta".


TENHA TUDO À MÃO


Cascas, polpas, pedaços de frutas e até sementes ficam ótimas no doce. Para o preparo da geleia, além da fruta escolhida, você precisará basicamente do açúcar (ou adoçantes) e água, além dos ingredientes adaptados conforme a necessidade da fruta (ácido e pectina). "Dependendo do seu gosto, algumas especiarias como canela, cravo e limão podem incrementar a receita", indica Daniela. Além dos ingredientes, separe uma panela alta para que você consiga mexer bem a mistura.


COMO FAZER?


Para colocar a mão na massa, você precisa cortar as frutas em pedacinhos ou esmagar levemente as mais macias, conforme o gosto. Feito isso, adicione água o suficiente para cobrir as frutas e cozinhe por alguns minutos até que fiquem mais macias (de 2 a 15 minutos, dependendo da fruta).


Depois, adicione o açúcar e mexa até que ele se dissolva totalmente. "A pectina é que determina a quantidade de açúcar que deve ser utilizada e o tempo de apuração. A pectina encontra-se na polpa das frutas perto da casca, ao redor das sementes e nos caroços, principalmente em frutas mais verdes do que maduras. Para extraí-la é necessário ferver as frutas rapidamente até ficarem um pouco macias. A cozedura prolongada destrói a capacidade da pectina de formar geleia, em especial nas frutas muito ácidas", ensina a nutricionista. Para saber se a geleia já está no ponto, mexa e o fundo da panela deverá aparecer. Coloque também um pouco sobre um prato, espere esfriar. Estará no ponto se a geleia estiver consistente.


Geleia é doce na maioria das vezes, mas é possível encontrar no mercado diversos sabores exóticos, como geleia de rosas, gengibre, alfazema, cebola, alecrim, canela, açafrão, baunilha, menta, capim-cidreira e pimenta. "As opções salgadas são ótimas como substituta de patês ou para misturar em receitas de pães e bolos e para serem servidas com carnes e queijos", indica a nutricionista.


As geleias podem fazer parte do nosso dia a dia, mas devem ser consumidas com moderação e de maneira equilibrada, delicie!

Nenhum comentário:

Postar um comentário