Pages

Ads 468x60px

.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Dicas para emagrecer se alimentando corretamente


Saiba como evitá-la até na churrascaria e no fast food


Que a gordura não é a melhor amiga da saúde, muita gente sabe. Mas como fazer para cortá-la do cardápio sem deixar a refeição chata é a dúvida que surge quando o assunto aparece na conversa. Na cidade de Nova York (EUA), a campanha contra gorduras trans é um sucesso com 98% dos restaurantes, lanchonetes e cafeterias da cidade oferecendo menus completamente isentos do nutriente, condenados pelos médicos e pelas nutricionistas. Mas, quando a refeição é caseira, fica mais difícil saber como cortar a gordura do cardápio. Porém, algumas dicas simples reduzem as taxas do prato e deixam a refeição mais saudável.


Como explica a nutricionista Daniela Hueb, nem todos os tipos de gordura fazem mal ao organismo e elas não podem simplesmente ser cortadas da alimentação. "As gorduras são essenciais para o correto funcionamento do organismo. São fonte de energia e estão presentes na corrente sanguínea", completa a nutricionista.


A gordura precisa ser policiada, pois contém 9 calorias por grama. Segundo a nutricionista, o corpo do homem possui cerca de 15% de seu peso corporal constituído por gordura, enquanto a mulher possui 25%. Para não ultrapassar essa porcentagem, a dica é ficar atento à balança. "Manutenção da dieta e do peso ideal, bem como atividade física constante, permitem que a quantidade de gordura não aumente", completa a nutricionista.


CONHEÇA OS TIPOS DE GORDURA


Segundo a nutricionista, antes de sair eliminando a gordura do cardápio é necessário conhecer a forma como ela pode aparecer nos alimentos.


GORDURA TRANS: ELA DIMINUI O COLESTEROL BOM (HDL) E AUMENTA O RUIM (LDL) SATURADAS


Presentes na carne vermelha, manteiga, leite integral, frituras e gema de ovo, são fonte de ácido araquidônico, perigoso para a saúde e, geralmente, responsável por problemas inflamatórios e doenças degenerativas. A nutricionista sugere o consumo de uma vez na semana dos alimentos que possuem gorduras saturadas.


Monoinsaturada
Azeite de oliva, abacate, azeitona, castanha de caju, amêndoas e pistache são as principais fontes desse tipo de gordura. Fornece energia suficiente para aumentar o metabolismo basal, sem estimular a secreção de insulina.



Poli-insaturada
A mais benéfica das gorduras reduz o mau colesterol (LDL), diminuindo assim o risco de doenças cardiovasculares e hipertensão. Pode ser encontrada nos peixes de água fria, como salmão e atum, e nas sementes de linhaça.


Trans
Presente em biscoitos, croissants, sorvetes e bolos recheados, é considerada a vilã das gorduras. É um tipo específico de gordura saturada, resultante de um processo de hidrogenação natural ou industrial. Como salienta a nutricionista, é preciso cuidado no consumo desse tipo de gordura. "Ela diminui o colesterol bom (HDL) e aumenta o ruim (LDL), tornando crescentes os riscos de obesidade e problemas cardiovasculares", completa a nutricionista.



Atenção ao rótulo
Antes de escolher entre um e outro alimento é preciso estar alerta às informações nutricionais presentes no rótulo. Preste atenção à porção indicada na informação nutricional, pois todos os dados presentes ali são baseados na quantidade determinada. Evite consumir os alimentos que possuem gorduras trans e também os que indicarem possuir gordura hidrogenada (ou parcialmente hidrogenada) e óleo vegetal hidrogenado (ou parcialmente hidrogenado).



NÃO CAIA NAS ARMADILHAS DA GORDURA


Quando a refeição vai ser feita fora de casa, a dúvida surge num piscar de olhos: como vou saber o que evitar, quando não sou eu quem faz a comida? A nutricionista Daniela Hueb dá as dicas:


NA PIZZARIA


A vilã do fim de semana merece atenção especial quando o assunto é gordura. Dê preferência às pizzas com massas finas e deixe o azeite de oliva de lado. Evite os recheios que contenham ingredientes calóricos, como queijos, calabresa e bacon. Aposte em recheios à base de escarola, berinjela, rúcula, alcachofra, tomate, manjericão, palmito e champignon.


NA CHURRASCARIA


Para tapear a fome, comece pela salada. Quando chegar o momento das carnes, aposte nos cortes com menos gordura, como alcatra, evitando carneiro, cupim, costela bovina e linguiça suína. As aves e peixes são opções com menor quantidade de calorias, desde que a pele e a gordura sejam retiradas. Evite frituras e cuidado para não exagerar nos acompanhamentos, como farofa, maionese e pães.


EM FESTAS E EVENTOS SOCIAIS

Quando for participar de situações em que a tentação vai estar ao alcance das mãos, a dica é fazer uma pequena refeição antes de sair de casa, evitando o excesso quando chegar ao local. "Dê preferência aos salgadinhos assados em vez dos fritos e consuma com moderação, assim como os docinhos", sugere a nutricionista. Quando o assunto forem as bebidas, dê preferência à água e, se for beber refrigerante, opte pelo light.


NO FAST FOOD


Ninguém escolhe sabotar o regime. As pessoas escolhem alimentos que podem prejudicar o regime. Portanto, a vontade que bate é de comer hambúrguer e, batata frita, na companhia de um refrigerante. A dica da nutricionista é optar por um sanduíche menor, com salada e suco ou refrigerante light. "De sobremesa, aposte em uma fruta ou um iogurte quando a vontade de comer um doce aparecer", completa a nutricionista.


A BALANÇA AGRADECE


A gordura é fonte de energia e está presente na corrente sanguínea e nas células adiposas, que estão espalhadas por todo o corpo. Nas mulheres, está concentrada nas coxas, nádegas, seios, abdômen e na parte posterior do braço. Quando nos exercitamos, queimamos a gordura presente no sangue e, se o gasto calórico é alto, o estoque de gordura do sangue diminui e o organismo vai buscá-la onde há excesso, queimando assim a gordura localizada. Se o gasto calórico diminui o efeito é o contrário, a gordurinha localizada aparece.


Nas festas acende o sinal de alerta e não se esqueça da dieta se está decidida a perder medidas para as férias de verão 2011!

4 comentários:

  1. Olá meu querido!
    Vejo muitas campanhas de dietas, regimes e fórmulas "milagrosas" de emagrecimento, porém sempre coloco que não há nada melhor para emagrecer (ou até engordar) do que um bom acompanhamento médico, conhecendo (principalmente) o funcionamento do próprio organismo.
    Acho que todo o princípio é conhecer o que é o que e para que serve e depois começar a trabalhar nessa educação alimentar... Aí sim, pode-se emagrecer com saúde...
    Belo post!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. Amiga Jackie,
    É verdade, aparecem dietas milagrosas a todo instante que pode favorecer o emagrecimento mas não dão segurança alguma para sua saúde.
    Pior quando se arrisca todos sem acompanhamento médico como normalmente acontece.
    Obrigado pelo comentário e sua visita sempre atenciosa!
    bjs.

    ResponderExcluir
  3. ola guri
    bem acho q num tem misterio naum né
    pra emagrecer so se reeeducando novamente
    num conhecia os tipos de gorduras ao pe da letra
    uma coisa q sempre faço na verdade é um habito
    é manter os olhos bem abertos aos rotulos

    valeu as dicas
    bjo grande guri

    ResponderExcluir
  4. Olá Juci,
    ótimo estar atento aos rótulos e buscando conhecimentos para emagrecer com saúde!
    Parabéns, continue assim!
    bjs.

    ResponderExcluir