Pages

Ads 468x60px

.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Certas manias se tornam prejudiciais à saúde


Conheça essas atitudes

1-) Usar fones de ouvido em lugares barulhentos

Sim, é melhor ouvir música do que o zumzum de ambientes barulhentos. Porém, pesquisadores americanos descobriram que 80% das pessoas aumentam o som para além de 89 decibéis, o que implica risco de danos auditivos a longo prazo. "Em 140 decibéis podemos romper o tímpano e ficar surdos", adverte Pedro Germano. Em 140 decibéis o tímpanos poder ser tompidos

2-) Deixar a escova de dentes sobre a pia do banheiro

Parece o lugar ideal, mas a cada descarga com a tampa do vaso sanitário erguida, um spray com bilhões de micróbios é lançado ao ar, fixando-se no chão, na pia e... na escova de dentes. O melhor a fazer, diz o biomédico Roberto figueiredo, o famoso dr. Bactéria, é secar a escova após o uso, borrifar antisséptico bucal nas cerdas e guardá-la na vertical num recipiente próprio dentro do armário. "antes de escovar os dentes, enxágue a escova para retirar o produto e troque-a a cada dois meses ou após gripes ou infecções."

3-) Tv na sala de jantar

Desligue o aparelho se não quiser engordar! Estudo da Smell and Taste Treatment Research foundation, de chicago (EUa), revelou que as pessoas comem de 42% a 44% mais batatas fritas assistindo a filmes e shows, enquanto uma pesquisa publicada na revista americana Prevention constatou que o consumo de macarrão e queijo diante da telinha aumenta em até 71%.

"Quando comemos assim, não nos concentramos plenamente no alimento", explica Marco antonio de Tommaso, da associação Brasileira para Estudos da Obesidade. "Com isso, além de mastigar mal, perdemos a noção do volume da comida ingerida. O ato de comer fica associado a estímulos externos e não à fome propriamente dita."

4-) Utilizar orelhões perto de toaletes

Todo mundo prefere esses telefones porque estão numa área mais silenciosa das galerias e shoppings. Mas, da próxima vez que você precisar de um orelhão, lembrese do alerta do dr. Bactéria: "Estudos mostraram que esses aparelhos geralmente contêm coliformes fecais, o que significa que são 'limpos' com os mesmos panos usados para limpar banheiros". Só para lembrar: coliformes fecais são bactérias normalmente encontradas no intestino.

5-) Dormir debaixo de pilhas de cobertores

Se é difícil adormecer, conte os cobertores que usa para se cobrir. Mais de um pode impedir que seu sono chegue, mesmo se o ar-condicionado estiver ligado. É que a queda da temperatura corporal, que ocorre quando deitamos, ajuda a nos deixar sonolentos, explica Helen Burgess, do Laboratório de Pesquisa de Ritmos Biológicos no Rush University Medical Center, em Chicago (EUA). Mas se você gosta dos cobertores, deixe os pés e as mãos de fora. Dormir com muitos cobertores pode reduzir o sono


6-) Manter remédios dentro do armário do banheiro

A maioria dos medicamentos deve ser armazenada em local fresco e seco - o oposto do ambiente de um banheiro. Um banho quente torna tudo úmido e abafado, com temperaturas que podem chegar a 38° C.

"O ideal é guardar remédios em armários arejados na despensa da cozinha, se ela for o local mais fresco da casa", ensina Pedro Manuel Leal Germano, da Faculdade de Saúde Pública da USP.

7-) Fazer ginástica se olhando

Na academia, alunos extrovertidos preferem a fila da frente para corrigir os movimentos na parede espelhada e ter uma melhor visão de si próprios e do professor. "Só que há chance de que, por ocupar um lugar de destaque, você ultrapasse o limite que seu corpo suporta", adverte Mauro Guiselini, precursor da ginástica aeróbica no Brasil. Numa pesquisa da Universidade McMasters, no Canadá, concluiu-se que mulheres que se exercitam num quarto espelhado são mais ansiosas por causa do desempenho que as que fazem exercício num ambiente sem espelhos.

8-) Comer diante do computador

Teclados podem ser mais sujos do que assentos sanitários, diz a Sociedade Americana de Saúde e Epidemiologia. Motivo? As pessoas comem enquanto trabalham no computador, e os farelos que caem entre os dígitos alimentam os bichinhos que se concentram ali. "Portanto, lave as mãos após o uso do teclado, principalmente se você tem o hábito de se alimentar em frente à máquina", recomenda o dr. Bactéria.

9-) Ficar na mira do ventilador ou do ar frio

Dormir com o ventilador ou o ar-condicionado voltado para você favorece a chegada do sono nos dias quentes, mas provoca a queda da resistência imunológica, facilitando resfriados mesmo no verão. "Se o filtro do ar estiver sujo e o ventilador parecer um carpete cheio de pó, você pode ter doenças respiratórias. Limpe os aparelhos toda semana", diz o dr. Bactéria.

Vamos mudar essas manias ser mais organizado e disciplinado? Se aprende em casa, então vamos corrigir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário